Prefeitura verificou mais de 4 mil endereços em desacordo com o Plano Diretor

Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 14 de Maio de 2021


Prefeitura verificou mais de 4 mil endereços em desacordo com o Plano Diretor "

A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* finalizou o levantamento arbóreo de todas as áreas da cidade para identificar a quantidade de árvores plantadas na zona urbana. Segundo informações da Pasta;* o levantamento apontou 4.594 endereços que estão em desacordo com o Plano Diretor e não possuem nenhuma arborização em frente às residências ou;* arborização fora dos padrões.

O balanço ainda aponta que a zona Leste é a área da cidade que apresenta a maior porcentagem de endereços fora dos padrões do Plano;* com 42% do levantamento. Já o Centro foi apontado com 25%;* as zonas Norte e Oeste com 13% e a zona Sul com 7%.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – Zé Vinagre;* explicou que a execução do levantamento foi necessária devido à determinação do Plano Diretor;* onde estabelece que todo imóvel;* construído ou não;* tenha no mínimo uma árvore em frente.

“Já podíamos identificar que inúmeros endereços do município não possuíam nenhum tipo de arborização ou possuía;* mas em desacordo com o Plano. Agora;* com o levantamento completo;* podemos identificar com exatidão estes pontos e orientar da melhor forma a população sobre as ações necessárias para se adequarem com as exigências arbóreas”;* contou.

Zé ainda explicou quais serão os resultados deste levantamento e qual será a participação da população;* que com ações simples poderão ajudar a Prefeitura a tornar todas as áreas do município verdes e de acordo com os objetivos do Plano Diretor.

“O plantio e adequação dos endereços é de total obrigação dos proprietários;* mas a Prefeitura oferece todo o suporte necessário para que todos estejam de acordo para comportar as mudas compatíveis a estrutura de suas calçadas”;* disse.

Para aqueles que ainda não sabem se precisam se adequar ao projeto de arborização urbana de Tupã;* o Secretário informou que basta acessar o site oficial da Prefeitura com o link tupa.sp.gov.br;* localizar no canto direito a opção Meio Ambiente e clicar no ícone Cadastro Positivo.

“Lá terá todas as opções;* onde o morador poderá informar e enviar fotos à Prefeitura sobre as árvores que já dispõe dentro dos padrões do município. Também será possível solicitar auxílio da Secretaria Municipal de Planejamento;* Obras e Trânsito para a adequação da calçada que receberá o plantio;* como a abertura do solo nas medidas certas para comportar as raízes da muda”;* informou.

Também é possível solicitar mudas na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente;* localizada na rua Francisco Budaibes – 101. Após a solicitação;* as equipes da Secretaria farão visita técnica para identificar quais mudas se encaixam melhor nos padrões da calçada do munícipe.

O vice-prefeito Renan Pontelli disse que agora é a vez da população contribuir para tornar a cidade de Tupã referência na arborização. “É importante ressaltarmos que poderá haver a necessidade de corte de árvores que não se enquadram nos padrões;* mas que com a ajuda da Secretaria e interesse da população;* serão todas substituídas por árvores nos padrões necessários”;* contou.

O prefeito Caio Aoqui;* também explicou que as ações conjuntas das Secretarias beneficiarão toda a população;* dando suporte necessário para que todos possam aderir aos padrões arbóreos.

“Aumentar a área verde da cidade é um dos principais objetivos nossos. Por isso;* oferecemos todo o suporte necessário que a população precisar;* basta procurar a Secretaria e solicitar os serviços necessários”;* ressaltou.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã