Faça Bonito apresenta história infantil como metáfora sobre o abuso

Educação - Terça-feira, 25 de Maio de 2021


Faça Bonito apresenta história infantil como metáfora sobre o abuso "

A Campanha Faça Bonito de Tupã continua. Nesta semana;* o Conselho Tutelar e o CRAS Sul fizeram uma contação de história baseada no livro “O Segredo da Tartanina”. A obra criada por três psicólogas propicia uma abordagem lúdica e interativa para adultos conversarem com crianças sobre agressão e exploração sexual.

Na fábula;* Tartanina é uma tartaruga-marinha que sofre abusos por parte do pai de um dos amigos dela. Durante toda a narrativa;* a personagem carrega um baú que aumenta de tamanho a cada dia. Este tesouro escondido faz uma analogia ao segredo que as vítimas têm que guardar e que modificam seus comportamentos.

“Falar sobre o abuso e a exploração sexual com crianças não é nada fácil;* por isso o livro traz o conto de uma forma mais leve;* atrativa e com uma abordagem estratégica para auxiliar nesse desafio”;* declarou a conselheira tutelar;* Leda Morcelli Pelim.

Leda completou que romper com o segredo é um processo muito delicado. Considerando que;* na maioria das vezes;* o agressor é uma pessoa próxima e que possui vínculos afetivos com a família. Essa proximidade intensifica situações de ameaça;* ofertas de presentes e outras coações que silenciam as vítimas.

A confecção do cenário;* dos personagens usados na gravação do teatro;* e a narração da história foram feitas pelas integrantes do CRAS Sul e do Conselho Tutelar: Giovana Truzzi;* Patrícia Gandolfi;* Laila Suiama;* Fabianne Gonçalves;* Luciana de Andrade;* Andreia Paulino;* Valeria Mutti e da própria Leda.

De acordo com a secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes;* as autoras da história recomendam o uso didático e clínico da fábula. “O livro pode ser lido pelos pais;* responsáveis;* educadores;* assistentes sociais ou terapeutas que desejam auxiliar;* diagnosticar suspeitas ou desenvolver um trabalho preventivo de uma das piores agressões praticadas contra a infância”;* afirmou.

A dramatização com os bonecos de EVA e espuma de “O Segredo da Tartanina” estará disponível a partir de terça-feira (25) nas redes sociais (Facebook;* Instagram e Youtube) da Prefeitura de Tupã;* e no site www.tupa.sp.gov.br/facabonito.

A página também serve como canal para denúncias anônimas e para sanar dúvidas sobre o assunto. Além do site;* há os números do Disque Direitos Humanos - 100;* Conselho Tutelar - (14) 3491-2193;* CREAS - (14) 3491-5370;* Delegacia de Defesa da Mulher;* - (14) 3496-2555 e o Disque Denúncia da Polícia Civil - (14) 3491-6505.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã