"
A Academia da Saúde;* programa lançado pelo Ministério da Saúde e mantido em Tupã pela Secretaria Municipal de Saúde;* lançou recentemente em seu canal no YouTube e no grupo do aplicativo de mensagens WhatsApp;* um vídeo explanando sobre a execução de atividades físicas após a cura da Covid-19.
O vídeo;* narrado pelo professor do programa Anderson Medeiros;* está disponível no canal do YouTube para acesso geral;* tem por objetivo mostrar a relevância do assunto;* já que as sequelas deixadas pela infecção do coronavírus podem prejudicar a saúde dos que retornam às atividades físicas na mesma intensidade de antes.
Segundo o professor;* a aula exposta tem como base um documento publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC);* onde são feitas orientações para o retorno seguro às atividades físicas após a infecção.
“O documento traz orientações tanto para atletas profissionais como também para quem se exercita em busca de saúde e diversão. A partir disso;* buscamos orientar nossos alunos participantes do Programa Academia da Saúde;* pois não sabemos se os que já foram infectados pelo vírus estão acompanhando as demais aulas postadas na mesma intensidade que antes”;* explicou o professor.
Anderson ainda ressaltou que as aulas expostas pelas plataformas do Programa são com atividades leves e que podem ser realizadas em casa com o auxílio de objetos comuns;* como cabos de vassoura;* sacos de arroz;* etc.
“Mesmo que os exercícios passados sejam moderados;* não sabemos qual é a condição física dos que já foram infectados pela Covid-19;* já que se trata de uma doença extremamente perigosa em alguns casos e que pode deixar inúmeras sequelas”;* disse.
O secretário municipal de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* também alertou os participantes sobre a necessidade de ter acompanhamento médico antes de retornar a qualquer exercício físico pós cura da Covid-19.
“Por mais que a pessoa tenha passado pela infecção sem apresentar grandes dificuldades;* é importante se preocupar com a saúde. Esta doença pode afetar inúmeros órgãos e podem se agravar com exercícios contínuos sem moderação”;* disse.
Miguel também aproveitou para convidar a população para participarem do grupo no aplicativo WhatsApp da Academia da Saúde ou acompanhar os vídeos das aulas pelo canal do Programa no YouTube.
“Convido todos para que acompanhem as aulas e conversem com os professores;* buscando orientações para o retorno ou início de atividades físicas mesmo que em casa. Precisamos colocar nossa saúde em primeiro lugar sempre”;* convidou.
"Tupã