CCZ alerta a população sobre a época de reprodução dos escorpiões

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021


CCZ alerta a população sobre a época de reprodução dos escorpiões

A Secretaria Municipal de Saúde;* através do Departamento de Vigilância em Saúde e por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* pede para a população para que redobrem os cuidados em casa para evitar acidentes com escorpiões. Isto porque os animais começam a gestação para terem os filhotes no verão a partir deste mês.

Segundo informações do setor;* mesmo no período de preparação dos animais é possível que haja a proliferação;* já que o escorpião se adapta de acordo com as necessidades;* podendo antecipar a sua reprodução para perdurar a espécie.

Para evitar acidentes;* o CCZ informa ser importante os moradores se atentarem ao acúmulo de móveis em desuso e entulhos de construção nas residências;* como blocos;* telhas;* restos de madeiras e similares.

A enfermeira e diretoria do Departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* ressaltou a importância de comunicar o CCZ e solicitar a presença dos agentes para que;* adequadamente equipados e capacitados;* façam a retirada dos animais em caso de aparecimento.

“Além disso;* é importante informarmos que os moradores jamais devem fazer a aplicação de venenos com o intuito de acabar com os escorpiões;* pois pode irritá-los e aumentar as chances de picadas do animal;* que se sente ameaçado”;* enfatizou.

O responsável pelo CCZ de Tupã;* Robison Luiz;* ainda ressaltou que os escorpiões costumam sair dos esconderijos para se alimentarem nos períodos de calor e;* mesmo que o município tenha registrado recentemente baixas temperaturas;* Tupã é uma cidade de clima instável;* podendo registrar temperaturas amenas e propícias para o aparecimento dos animais antes mesmo da chegada do verão e do período de reprodução.

“Todo cuidado é essencial para evitar que estes animais apareçam e todos os moradores devem manter os cuidados em casa. Em caso de acidentes é imprescindível procurar em primeiro lugar a Santa Casa de Misericórdia;* pois é a única Unidade do município que realiza aplicação do soro antiveneno”;* informou.

O secretário municipal de Saúde;* dr. Miguel Ângelo de Marchi;* também reforçou o alerta e pediu a colaboração de toda a população. “A espécie que predomina na nossa região é a Tityus serrulatus;* popularmente conhecida por escorpião-amarelo;* e a fêmea;* que não precisa do macho para a reprodução;* dá de 15 a 20 filhotes por gestação;* podendo rapidamente proliferar para casas vizinhas em caso de descuido”;* alertou.

O prefeito Caio Aoqui informou que o CCZ está o ano todo realizando vistorias e instruindo a população dos bairros da cidade sobre os cuidados para evitar o animal dentro de casa.

“Além de proteger a nossa população contra os ataques do animal;* que pode se instalar nas residências com facilidade;* os agentes do CCZ também encaminham amostras dos escorpiões para produção de soro antiescorpiônico no Instituto Butantan;* contribuindo também para os estudos sobre o aracnídeo e o seu veneno”;* disse.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã