Tupã completa 1 mês sem casos de dengue confirmados

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 17 de Agosto de 2021


Tupã completa 1 mês sem casos de dengue confirmados

Com trabalhos contínuos e grande investimento da atual Administração nos serviços de combate à dengue;* a Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Departamento de Entomologia e Endemias;* informa que Tupã completou 1 mês sem registrar nenhum caso de dengue.

A conquista é resultado do trabalho árduo que vem sendo desempenhado há 32 meses;* período da nova estruturação da frente de trabalho contra o Aedes aegypti no município e da criação do Departamento de Entomologia pelo chefe do Executivo.

Muito satisfeito;* o prefeito Caio Aoqui parabenizou toda a equipe do Departamento pelo trabalho eficaz que vem sendo realizado durante todos esses meses;* e ressaltou a importância de mais este resultado positivo que Tupã alcançou.

“Após a maior epidemia da história da cidade;* com mais de 6 mil casos de dengue;* completarmos 1 mês sem casos da doença é realmente extraordinário. Mas com os resultados que o Departamento de Entomologia e Endemias vem apresentando não poderia ser diferente. Quero agradecer a toda a equipe da Saúde pelo empenho e afirmo que continuaremos assim;* cuidando de toda a população tupãense”;* enfatizou.

O diretor do Departamento de Entomologia e Endemias;* Marco Antônio de Barros;* também agradeceu a toda a sua equipe pela parceria e comprometimento com o trabalho;* além da integração com os departamentos da Atenção Básica;* Vigilância em Saúde e Laboratório Municipal;* que foram cruciais para a excelência do trabalho que é realizado diariamente.

“Mesmo com transmissão desde dezembro de 2018;* a maior epidemia da história da cidade em 2019 e as dificuldades que a pandemia da Covid-19 trouxe;* o controle absoluto da doença finalmente chegou em 2021. Tivemos alguns desafios para alcançar este resultado;* como a constatação neste ano de sorotipos 1 e 2 de dengue circulando;* mas que foram isolados através do Laboratório Municipal de Análises Clínicas e confirmado pelo Instituto Adolpho Lutz;* e eficientemente controlados”;* contou.

O diretor ainda ressaltou a parceria das Pastas de Planejamento;* Obras e Trânsito; Educação e Agricultura e Meio Ambiente;* que também realizaram ações eficientes na luta contra a dengue.

“Além da união das Pastas e departamentos da Prefeitura;* o novo olhar do prefeito Caio Aoqui e do vice-prefeito Renan Pontelli;* foi fundamental para alcançarmos este êxito. O poder Executivo investiu em inovações para o controle do mosquito com a utilização do biolarvicida;* a criação o Departamento responsável;* a ampliação da equipe de campo;* o aumento da cobertura de agentes comunitários de saúde e dos ciclos anuais de visitas;* além do investimento em máquinas para aplicação de inseticida”;* lembrou.

O vice-prefeito Renan Pontelli também parabenizou a todas as equipes da Saúde que estão envolvidas nos trabalhos de combate à dengue;* e enfatizou os resultados grandiosos que o Departamento está alcançando.

“Só neste ano as equipes de combate à dengue bateram recordes nunca antes batidos;* como o maior número de visitas casa a casa realizadas em um único dia e a finalização do quarto ciclo de visitas com 42 dias antes do prazo estipulado. Com um empenho assim o resultado não poderia ser outro”;* parabenizou.

O secretário municipal de Saúde;* Dr. Miguel Ângelo de Marchi;* também se mostrou extremamente contente com o registro de 1 mês completo sem casos de dengue confirmados em Tupã;* e disse que com a parceria da Administração as equipes trarão ainda mais conquistas.

“O Departamento de Entomologia e Endemias tem alcançado metas e trazido resultados extremamente positivos para a nossa cidade. Vale lembrar que todos os resultados deste ano;* mesmo faltando 4 meses para finalizarmos 2021;* são maiores que dos anos anteriores. Temos o menor registro de casos positivos por mês;* já temos quase 100 mil visitas realizadas em 7 meses e meio;* sendo que a meta anual é de 140 mil visitas e que logo será batida;* entre outras conquistas espetaculares. Diante disso;* só podemos agradecer todo o empenho e parceria;* e certificar que continuaremos lutando contra o mosquito Aedes para que jamais possamos passar pelo mesmo cenário de 2019”;* frisou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã