A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, informa que as inscrições para o programa Bolsa Empreendedor do governo do Estado estarão abertas até este domingo (19). O programa, que oferecerá apoio financeiro, é voltado para pessoas desempregadas ou informais, maiores de 18 anos e sem inscrição de CNPJ como empresário, sócio ou administrador de pessoa jurídica.
As inscrições devem ser realizadas pelos interessados no portal do Bolsa do Povo (bolsadopovo.sp.gov.br), e os candidatos serão selecionados até dia 22/09. Os selecionados receberão comunicado por SMS ou e-mail informados na inscrição e deverão confirmar a participação. Os selecionados que não confirmarem perderão a vaga.
Segundo informações, o programa tem parceria com o Sebrae, que dará acesso gratuito aos participantes para cursos de empreendedorismo do programa Empreenda Rápido, e disponibilizará profissionais para darem total apoio e orientação aos participantes.
Em Tupã serão duas turmas que realizarão aulas presenciais, com início no dia 27/09 e em local ainda a ser divulgado. A primeira turma, com 20 alunos, fará as aulas no período da manhã, das 8h30 às 12h30. A segunda turma, com mais 20 selecionados, ficará no período da tarde, das 13h às 17h.
O bolsa-auxílio de R$1.000,00 ofertado pelo programa, será dividido em duas parcelas de R$500,00, sendo a primeira paga para os que finalizarem o curso e a outra para os que registrarem no Microempreendedor Individual (MEI) e manterem a empresa ativa mais um mês.
Com as aulas das turmas encerradas e o CNPJ aberto, o concluinte receberá no final de outubro um voucher e sacará poderá sacar a 2ª parcela no Banco do Brasil, lotérica ou Caixa Econômica Federal.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Newton Takahara, contou que será dada prioridade para mulheres em vulnerabilidade, LGBTQIA+, jovens, pessoas pretas ou pardas, indígenas e pessoas com deficiência.
“O objetivo principal do Bolsa Empreendedor é impulsionar novos empreendimentos e tirar autônomos da informalidade. É importante também lembrar que é necessário que o inscrito esteja morando em alguma das cidades do Estado de São Paulo”, alertou.
O prefeito Caio Aoqui ressaltou que foi destinado para Tupã 40 vagas. “Com mais pessoas saindo da informalidade e registrando seus negócios como deve ser, é possível fomentar a economia local e gerar mais empregos para toda a população. Lembrando que pessoas não selecionadas não poderão participar das aulas presenciais e nem receber o auxílio de duas parcelas”, disse.
O vice-prefeito Renan Pontelli ainda ressaltou que os cidadãos que não possuem registro não precisam se procurar, pois, serão auxiliados pelos agentes do Sebrae para manterem seus negócios ativos após o registro de MEI.
“Além do curso que será realizado durante o programa, Tupã conta com o Sebrae Aqui, que realiza de segunda a sexta atendimento para empreendedores ou pessoas que queiram dar o pontapé inicial em seus negócios. Desta forma, é ainda mais fácil entender a necessidade de cada empresário e empresa para manter os negócios em andamento”, contou.
Tupã