CCZ fornecerá amostras de escorpiões para pesquisadores da USP

Educação - Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021


CCZ fornecerá amostras de escorpiões para pesquisadores da USP

O departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Controle de Zoonoses de Tupã, firmou uma parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH), e fornecerá amostras de escorpiões para o desenvolvimento de pesquisas pelo Laboratório de Ecologia Sensorial e Comportamento de Artrópodes (LESCA).

 

De acordo com o chefe de setor do CCZ, Robison Luis, na noite de terça-feira (14), dois dos pesquisadores responsáveis pelo projeto receberam a primeira leva de escorpiões capturados pelas equipes do CCZ em nas ações diurnas e noturnas realizadas na cidade.

 

O coordenador do LESCA e professor na EACH da USP, dr. Rodrigo Hirata Willemart, explicou que diversos estudos sobre aracnídeos são desenvolvidos na instituição. “A viagem até Tupã foi longa, mas está valendo cada quilômetro. A tendência das pessoas é matar os animais, mas graças a essa visão do município poderemos identificar na universidade, por meio de pesquisas, novas estratégias pra controle desses animais”.

 

Os estudiosos afirmaram haver uma lacuna entre a literatura especializada sobre e o escorpionismo e o conhecimento popular sobre escorpiões. O doutorando em Zoologia, Gabriel Pimenta Murayama, desenvolve projetos na USP com ênfase no comportamento do Tityus serrulatus, maior causador de acidentes no Brasil, diante da temperatura ambiente, da presença de presas como baratas, realiza também testes de controle biológico e com pesticidas, avalia a densidade populacional e a locomoção dessa espécie peçonhenta.

 

“Precisamos de muitos animais para realizar diversos tipos de experimentos. E essas parcerias são essenciais para entendermos a parte social e a preferência desses bichos por determinados locais”, informou. 

 

As amostras poderão ser transportadas até a USP pela própria Prefeitura de Tupã, uma vez que o CCZ já fornece espécimes periodicamente para o Instituto Butantan desenvolver o soro antiescorpiônico, usado para neutralizar a circulação do veneno em pacientes picados.

 

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, parabenizou a iniciativa em nome do prefeito Caio Aoqui, e destacou que o município está à disposição para ações que envolvam a promoção, prevenção e atenção à saúde. “Entendendo o comportamento desses animais poderemos prevenir mais acidentes. Conquistar essa parceria com a USP é motivo de orgulho para todos nós”, declarou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã