Conselho Municipal de Cultura define novas ações para o setor

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 21 de Setembro de 2021


Conselho Municipal de Cultura define novas ações para o setor

Foi realizada na manhã da última quarta-feira (15/09), mais uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã. O encontro, que aconteceu de forma presencial no Espaço das Artes, localizado na Avenida Tamoios, seguiu todos os protocolos sanitários e contou com a presença dos membros do Conselho, da Diretoria e representante da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante a reunião foram discutidos vários assuntos, incluindo o afastamento do presidente do conselho, Fábio Andrade Dias, pelo período de 3 meses, devido a problemas de ordem pessoal.

Também foram apresentados questionamentos a respeito do Edital de Apoio à Cultura 2021, que segundo o representante da Secretaria de Cultura, André Prado, terá o lançamento oficial definido já nos próximos dias.

Outro assunto tratado foi sobre obras de conclusão do Teatro Municipal. Os conselheiros apontaram falhas no projeto que necessitam ser corrigidas urgentemente, antes da instalação do tratamento acústico. O Conselho de Cultura designou Renato Gonzalez Rosa, do Grupo Ágape de Teatro, que tem larga experiência no assunto para acompanhamento das obras.

Durante a reunião também definida que a pré-conferência Municipal de Cultura será realizada no dia 16 de outubro, às 14 horas, no anfiteatro da Secretaria de Educação. O evento contará com palestras, bate-papos e tira-dúvidas. O tema a ser trabalhado é “A Importância do Conselho de Cultura”.

Foi solicitado ainda que se faça um novo cadastramento dos artesãos da cidade, seguindo o que determina a Sutaco com relação ao que é enquadrado ou não como artesanato. Por fim, os conselheiros discutiram a possibilidade da destinação do pátio do DER para a Prefeitura de Tupã. Por votação unânime ficou decidido que o Conselho de Cultura apoiará a ideia de transformar o espaço em um Bosque Municipal. Além do posicionamento oficial do Conselho, cada conselheiro encaminhará documentos de apoio à iniciativa à Câmara Municipal de Tupã.

Estiveram presentes na reunião André Prado (Secretaria de Cultura), Sidiney Nobre, Eduardo Dantas, Maria da Luz, Valquíria Martins, Robinson Ricci, Wagner Luques, Diego Machado, Elsa Sassá, Alcione Alcantara e coordenaram a reunião o Presidente do Conselho Tarciso Vieira, Renato Gonzalez e Ivan Bagaggi. Outra presença de extrema importância foi a do vereador Israel “Tutu” Veloso.

 

O Conselho

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Tupã (CMPCT), criado pela Lei Municipal nº 4.570 de 14 de dezembro de 2011 e alterada pela Lei Municipal nº 4.737 de 19 de maio de 2015.

Ele é um órgão coletivo com a participação do Poder Público e da Sociedade Civil, de caráter propositivo, orientador, consultivo, deliberativo e fiscalizador sobre a elaboração e execução da política cultural do município, fundamentando-se nos princípios da transparência e da democratização da gestão cultural, e constituindo-se em instância permanente de intervenção qualificada da sociedade civil na formação de políticas de cultura.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã