Tupã recebe espetáculo “Maria Peregrina” na Praça da Bandeira

Educação, Cultura e Esportes - Quarta-feira, 03 de Novembro de 2021


Tupã recebe espetáculo “Maria Peregrina” na Praça da Bandeira

O espetáculo teatral “Maria Peregrina” será apresentado em Tupã no próximo sábado (6), às 16h, na Praça da Bandeira. O projeto foi aprovado no Programa de Ação Cultural (ProAC), instituído pela Lei Federal Aldir Blanc (nº 14.017/2020).

 

A peça traz uma linguagem do teatro popular, e têm a Folia de Reis e o universo da cultura do interior paulista como referências. Com texto de Luis Alberto de Abreu e montagem da Associação Cultural SOARTE de Ourinhos (SP), apresenta uma história que intercala momentos de drama e comédia, e objetiva levar ao público entretenimento e reflexão. 

 

De acordo com o secretário de Cultura, Duda Gimenez, o evento será gratuito, mas tem classificação indicativa de 14 anos. “Será a primeira peça teatral apresentada no município em praça aberta, um marco para nossa cidade que começa agora o retorno gradativo das atividades artísticas. Nossa população terá a oportunidade de voltar a ter acesso presencial à arte”.

 

A Prefeitura de Tupã ressalta que os protocolos de segurança contra a covid-19 continuam em vigência, sendo obrigatório usar máscara de proteção facial, e manter o distanciamento mínimo de 1,0 metro de pessoas que não pertençam ao círculo familiar.

 

 Para o prefeito Caio Aoqui a confirmação de vinda da peça “Maria Peregrina” como parte do projeto Retoma Cultura é mais uma demonstração das ações desenvolvidas pelo município para recuperação da economia criativa em Tupã. “O setor artístico e cultural foi seriamente prejudicado pela paralisação exigida pela pandemia mundial do coronavírus. Em virtude da cobertura vacinal estar cada vez maior, sabemos ser cada vez mais seguro restabelecer à normalidade, para que a nossa população volte a assistir espetáculos como esse”.

 

A sinopse do espetáculo apresenta a jornada de um romeiro a caminho de Aparecida que encontra uma mulher desmemoriada na beira da estrada. A partir deste encontro, o romeiro ajuda a mulher a relembrar quem ela é. “O resgate das lembranças da personagem Maria Peregrina, retratam uma figura folclórica da região de São José dos Campos de um jeito tão belo que certamente encantará todos os tupãenses”, declarou o vice-prefeito Renan Pontelli, que conclui convidando a população a prestigiar a peça.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã