Mais dois cursos do Empreenda Rápido foram trazidos para o município pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Sebrae Aqui. Agora, são capacitações em confeitaria e os interessados devem se inscrever no Fundo Social de Solidariedade de 10 a 19 de novembro.
Os cursos de “Fabricação de Panetones e Doces Natalinos” e “Sobremesas e Bolos no Pote” têm como foco pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, e haverá uma triagem entre os inscritos, pois o número de vagas é limitado em ambas as turmas.
De acordo com a secretária da SEMAS, Patrícia Fernandes, a prefeitura aposta na formação técnica para reinserção no mercado de trabalho. “Estamos intensificando a oferta de cursos profissionalizantes no município, visando atender a demanda da população impactada pela pandemia do coronavírus e reduzir o desemprego”.
O objetivo do Empreenda Rápido é tornar o cidadão apto a iniciar o próprio negócio e se reerguer economicamente. O vice-prefeito Renan Pontelli destaca que futuramente muitos alunos poderão ter as atividades como principal fonte de renda.
“Aprender a fazer doces pode complementar bastante a renda familiar nesse fim de ano. Além da parte prática, o Sebrae foca em noções básicas de gestão de negócios, e na habilitação para o trabalho com mais segurança do forno ao transporte”, declarou.
Na programação divulgada pelo Sebrae, os cursos incluem o desenvolvimento de competências relativas ao processo produtivo, uso de máquinas e equipamentos, e também da higiene e limpeza.
O prefeito Caio Aoqui destacou que aprender a cozinhar panetones de frutas, chocotones, e outros biscoitos natalinos com os profissionais do Sebrae certamente introduzirá no mercado confeiteiros altamente qualificados.
“O Natal é uma data de recomeços. O comércio tradicionalmente contrata mais funcionários, mas com o enfraquecimento de diversos setores por causa da pandemia, empreender é uma excelente alternativa para geração de receita e para fazermos a economia girar”.
As aulas presenciais de “Fabricação de Panetones e Doces Natalinos” serão de 22 a 30 de novembro, das 8h às 12h, e as de “Sobremesas e Bolos no Pote”, no mesmo período de dias, das 13h às 17h. O Fundo Social de Solidariedade recebe ainda candidatos ao curso de Depilador Profissional. O órgão fica na rua Paiquás, 609.
Tupã