Plantio de árvores nas calçadas deve ser acompanhado pela Prefeitura

Meio Ambiente - Terça-feira, 14 de Dezembro de 2021


Plantio de árvores nas calçadas deve ser acompanhado pela Prefeitura

Para aumentar a área verde do município, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente vem realizando o plantio de mudas em frente aos endereços em área urbana identificados pela Pasta com nenhuma arborização ou plantios irregulares. Diante disso, cerca de 1.300 endereços já foram notificados pela Prefeitura para que regularizem a situação e ajudem no aumento da área verde de Tupã.

 

Segundo a Pasta, a ação foi iniciada após a identificação de aproximadamente 4.500 endereços que estavam em discordância com o Plano Diretor, que prevê o plantio de mudas em frente às residências seguindo normas específicas.

 

Para auxiliar a população sobre o plantio correto, a Secretaria de Meio Ambiente está à disposição de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Basta o interessado ir até à sede da Secretaria, localizada na rua Francisco Budaibes – 101, ou ligar no telefone (14) 3496-3346. Também é possível solicitar os serviços pelo Portal da Arborização, hospedado no site oficial (tupa.sp.gov.br).

 

“Lá é possível encaminhar solicitações e acompanhar o andamento dos pedidos, além de divulgar informações e orientações sobre práticas ambientais. Basta acessar o site e localizar no canto direito da tela a pasta da Secretaria do Meio Ambiente”, contou o titular da Pasta responsável, José Rodrigues – Zé Vinagre.

 

O Secretário ainda acrescentou que a população também pode solicitar o serviço diretamente com a Central de atendimento da Prefeitura. “A Central está disponível para todos fazerem as solicitações de averiguação da calçada e da retirada de muda no Viveiro Municipal. Reforço que todo o processo pode ser acompanhado pela Secretaria, desde que haja o pedido protocolado”, enfatizou.

 

O engenheiro ambiental da Secretaria, Guilherme Destro, ainda enfatizou que a prefeitura também realizou as adequações em frente aos prédios públicos. “Até mesmo o poder público precisa se adequar para aumentarmos a arborização de Tupã. Foram 75 espaços que adequamos a calçada para o plantio da muda”, contou.

 

O prefeito Caio Aoqui ainda ressaltou que a colaboração da população é muito importante. “Precisamos entender que uma cidade com a presença de árvores na zona urbana nos proporciona um estilo de vida mais saudável, já que reduzem a temperatura dos dias mais quentes, melhoram a qualidade do ar e diminuem o nível de ruídos. Lembrando que essa é uma atitude nobre e recompensadora diante da responsabilidade de recolher as folhas que caem para manter as calçadas limpas”, ressaltou.  

Prefeitura da Estância Turística


Tupã