Prefeitura reforça a importância dos cuidados com a saúde mental

Saúde - Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2022


Prefeitura reforça a importância dos cuidados com a saúde mental

Promover e discutir reflexões sobre a saúde mental é o objetivo da Campanha Janeiro Branco. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde busca reforçar neste mês que os serviços públicos da Prefeitura oferecem acolhimentos à toda a população através do  Atendimento Psicossocial (CAPS II) e Ambulatório de Saúde Mental.

 

Nilcéa Guandalini, diretora do Departamento de Saúde Mental, explicou que a campanha do Janeiro Branco visa trazer a reflexão sobre a saúde mental de cada indivíduo e chamar a atenção de todos sobre a importância das questões e necessidades relacionada à saúde mental. 

 

“Assim como procuramos um médico quando nosso corpo fica doente, devemos nos preocupar em buscar ajuda psicológica para tratarmos a nossa saúde mental. Além disso, precisamos tornar ainda mais comum falarmos sobre a saúde da mente, para que não tenhamos mais esse receio de procurar ajuda ao notarmos os primeiros sinais em nós mesmos ou em pessoas próximas”, disse. 

 

A diretora ainda informou o motivo da campanha ser realizada no primeiro mês do ano “Em janeiro, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma ‘folha ou em uma tela em branco’, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida”, contou.

 

O prefeito Caio Aoqui parabenizou o trabalho de conscientização e acolhimento realizado pelas equipe do CAPS II e do Ambulatório de Saúde Mental. O chefe do Executivo ainda lembrou que os cuidados com a mente são imprescindíveis e merecem atenção durante todo o ano.

 

“A Saúde Mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com emoções positivas e negativas. Por isso, oferecemos todo o suporte necessário para que a equipe do CAPS II e do Ambulatório realizem um trabalho de qualidade. Gostaria de parabenizá-los pela dedicação e cuidados com toda a população de Tupã”, parabenizou.

 

Os munícipes que necessitarem de atendimento podem procurar o CAPS, localizado na rua Nhambiquaras - 871 ou ligarem nos telefones (14)3491-2311 e (14)3491-2061. Também podem procurar o Ambulatório de Saúde Mental, situado na rua Tapajós ao lado do Corpo de Bombeiros, ou ligarem no telefone (14) 3441-6200. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas e podem ser realizados por meio do comparecimento do munícipe ou encaminhamento.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã