Vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa nesta quarta (19) em Tupã
Saúde - Terça-feira, 18 de Janeiro de 2022

A vacinação contra a covid-19 passará a contemplar a partir de quarta-feira (19) o público infantil de Tupã. Conforme determinação do Governo do Estado de São Paulo, a nova etapa da Campanha de Imunização deve priorizar crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.
Os pais ou responsáveis podem levar menores portadores de condições de risco de 5 a 11 anos ao Centro de Saúde I - Dr. Walter Pimentel (Avenida Tapuias, nº 530); ao posto da Vila Formosa (PAS Dr. Edmundo Vieira Prado, Avenida Tancredo Neves - s/n); ou ainda à UBS Francisco Spadaro Júnior – Abarca (Rua Tupinambás, nº 10-A), sempre das 7h30 às 16h30.
Para participar da vacinação é obrigatório apresentar laudo médico da comorbidade da criança, o CPF do menor e o Termo de Assentimento. O preenchimento do Termo de Assentimento para a vacinação de pessoas de 5 a 11 anos é uma determinação do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde.
A Prefeitura de Tupã disponibiliza o documento para download em seu site oficial (tupa.sp.gov.br). Basta acessar no menu principal Serviços por Secretaria > Saúde > Termo de assentimento para vacinação, ou ainda no Acesso Rápido, clicando no ícone correspondente ao Termo na sessão “Destaques”.
A fim de agilizar o atendimento nos três postos de vacinação, os interessados podem realizar o pré-cadastro no link (https://www.vacinaja.sp.gov.br/), clicar no botão “Crianças até 11 anos”. Apesar de ser opcional, o sistema de cadastramento prévio reduz o tempo de espera nas filas.
O município recebeu apenas 270 doses de Pfizer, exclusivas para as crianças com as comorbidades incluídas como prioritárias:
- Insuficiência cardíaca
- Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e periocardiopatias
- Doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênitas
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
- Talassemia
- Síndrome de Down
- Autismo
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3
- Hipertensão: estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos)
- Anemia falciforme
- Obesidade mórbida
- Cirrose hepática
- HIV
