Prefeitura e Sabesp realizam ação de conscientização ambiental

Meio Ambiente - Quarta-feira, 23 de Março de 2022


Prefeitura e Sabesp realizam ação de conscientização ambiental

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Prefeitura de Tupã, em parceria com a Sabesp e a Sintaema (Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo), realizou ação de conscientização ambiental na área central da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente forneceu mudas de árvores, e a empresa distribuidora de água instalou um bebedouro no local.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, essa união entre os agentes ocorre anualmente como forma de valorização da água. “85 mudas foram trazidas do Viveiro Municipal para distribuição gratuita, para incentivar o plantio e a preservação ecológica. Água é vida, e as árvores desempenham importante papel na manutenção dos rios e mananciais, assim como para filtragem da chuva, ajudando a manter os lençóis freáticos”.

 

Entre as mudas disponíveis para retirada havia espécies nativas e ornamentais como ipê, árvore da china, oiti, jacarandá, jambo do norte, primavera, atemoia, lírio leopardo, e flamboyant-mirim. As plantas selecionadas foram distribuídas conforme a necessidade do cidadão, para serem cultivadas nas calçadas das residências ou em locais mais amplos.

 

De acordo com o Atlas dos Esgotos da ANA (Agência Nacional de Águas), o município de Tupã tem 98,84% de coleta e tratamento de esgoto. O gerente da Sabesp de Tupã, Eudóxio Blanco, declarou que a cidade dispõe de um sistema de abastecimento complexo, com poço de profundidade de 1500 metros.

 

“Produzimos 160 litros de água por habitante, e este índice por pessoa poderá ser ainda melhor com o investimento em nova perfuração de poços. Mas a população precisa se preocupar mais com a economia de água. Uma torneira vazando durante um dia desperdiça 46 litros de água”, ele completou alertando que o uso inconsequente gera gastos ao consumidor e prejuízos ao planeta.

 

Além da ação para os adultos, as crianças também puderam levar para casa um gibi da Turma da Mônica, que apresenta aventuras dos personagens criados por Maurício de Souza com foco na preservação da água.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã