Desfile das Empregadas Doméstica foi destaque do Quinta com Arte

Educação, Cultura e Esportes - Segunda-feira, 09 de Maio de 2022


Desfile das Empregadas Doméstica foi destaque do Quinta com Arte

A terceira edição do Desfile das Empregadas Doméstica marcou a noite de ontem (5) do tradicional Quinta com Arte. O evento é uma realização do Conselho Municipal pelos Direitos da Mulher, com apoio da Subsecretaria Municipal de Cultura, por meio do grupo “Família do Busão”.

 

A “Família do Busão” surgiu há 5 anos, quando mulheres que usam a mesma linha de transporte coletivo se uniram por causa da rotina de trabalho. Atualmente, 56 trabalhadoras organizam confraternizações e mobilizações de cunho social. 

 

Como representante do grupo, Rosenei Pereira de Oliveira, conta que o grupo Mulheres que Fazem Brilhar foi pensado para destacar o Dia da Empregada Doméstica, celebrado em 27 de abril.

 

“Se todas as categorias são lembradas, por que não a empregada? Esse evento representa talvez um sonho de adolescência. Representa uma vida, sair de trás de uma pia ou de um fogão para brilhar. Por que hoje a gente veio para brilhar”. 

 

As Mulheres que Fazem Brilhar são empregadas do lar, cuidadoras e babás. A maioria das componentes é de Tupã, mas há integrantes de Herculândia. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Raquel Machado, diz que desde 2018 acompanha esta iniciativa promovendo o desfile. 

 

“Na edição de lançamento desfilamos com 20 mulheres; em 2019 foram 39 mulheres; em 2022 são 15. Temos várias parcerias, como com a Kátia Modas, que vestiu as meninas, e nesse ano elas arrecadaram os brindes sorteados para as pessoas que prestigiaram o Quinta com Arte”.

 

Patrícia Fernandes, secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, destacou, em nome da titular da Pasta, dra. Telma Tulim, a dificuldade dessas mulheres que enfrentam múltiplas jornadas de trabalho. “Elas merecem ter um dia especial, porque além de cuidar das próprias famílias, cuidam de outras casas. Por isso, têm nosso respeito e admiração”. 

 

O subsecretário Luis Carlos dos Passos Sanches, completa que dar visibilidade aos mais variados segmentos de trabalho é um dos princípios norteadores do Quinta com Arte, propiciando uma “vitrine” para projetos e pessoas. 

 

Para o vice-prefeito Renan Pontelli o Quinta com Arte torna-se a cada edição o local ideal para encontro das famílias de Tupã. "Fomentamos o artesanato local, promovemos lazer para pessoas de todas as idades, dando a chance de assistirem gratuitamente belas apresentações como da Gigi Najma - Belle Dance, e hoje cada um de nós pode aplaudir as empregadas do lar. Parabéns, meninas". 

 

Por fim, o presidente da Câmara, Eduardo Edamitsu - Shigueru, lembrou ser uma oportunidade de demostração de carinho às mulheres, em data próxima ao Dia das Mães, e cumprimentou a organização do evento pela manutenção do projeto depois da pandemia.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã