Prestes a completar 16 anos presente no município de Tupã (SP), o Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, segue desempenhando papel importante na história de vida de crianças e adolescentes que enxergaram na música a oportunidade de desenvolver formação cultural e social. Prova disso é a experiência de Yasmin Teixeira, de 17 anos, considerada uma das alunas mais antigas no Polo Guri de Tupã, que conquistou uma vaga em uma universidade pública por meio de disciplina e foco nos estudos que adquiriu durante sua trajetória no Projeto Guri.
Aluna dos cursos de violino e canto, Yasmin entrou no Projeto Guri em 2014 onde realizou diversas atividades e atualmente participa de apresentações em eventos da cidade de Tupã. "O estudo do violino veio através do meu pai que já tocava, e por intermédio do Projeto Guri, aqui na cidade de Tupã, pude ter o privilégio de aprender. A música impactou diretamente na minha vida, contribuindo com foco, disciplina e concentração", conta a estudante. Segundo ela, foi por intermédio do Guri que realizou projetos pessoais como tocar em uma banda e realizar casamentos e eventos.
Para a Coordenadora do Polo Guri de Tupã, Daniela Aznar Cosine, criar as memórias afetivas com os alunos por meio das apresentações, encontros e viagens é o diferencial. "Conseguimos perceber essas transformações ao encontrarmos ex-alunos, quando recebemos a visita deles ou ainda quando ex-alunos trazem seus filhos para participar do Projeto Guri. É aí que podemos perceber o quanto essas atividades foram importantíssimas para a vida deles", relata a coordenadora.
Yasmin Teixeira conquistou mais um objetivo que era o de ser aprovada em uma universidade pública. A estudante embarca para Minas Gerais onde irá cursar Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Presente em 282 municípios do Estado de São Paulo, o Projeto Guri oferece cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos. Presente no município de Tupã desde 2006, o projeto conta com 237 alunas e alunos e uma equipe de 10 professores com a missão transformar inúmeras vidas por meio da música.
O Polo Guri de Tupã ainda tem 113 vagas disponíveis para os cursos de canto/coral, percussão, cavaquinho, violoncelo, contrabaixo acústico, violino, viola erudita e viola caipira, teclado, guitarra, contrabaixo elétrico, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone e eufônio. Os interessados devem comparecer ao Polo do Projeto Guri em Tupã e levar cópias do RG ou certidão de nascimento da criança, declaração escolar, RG e CPF do responsável, comprovante de endereço.
O Polo do Projeto Guri em Tupã está situado na Rua Irmã Amália, 120 – próximo à Casa do Garoto. Para a comemoração dos 16 anos do projeto na cidade, professores e alunos estão preparando apresentação musical prevista para o dia 20 de junho às 19h30.
Tupã