Saúde fiscaliza abertura de novos estabelecimentos comerciais

Saúde - Quarta-feira, 20 de Julho de 2022


Saúde fiscaliza abertura de novos estabelecimentos comerciais

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e do Setor de Vigilância Sanitária, realiza diariamente orientações aos estabelecimentos comerciais do município. O intuito dos trabalhos é direcionar os funcionários sobre as regras sanitárias a serem seguidas para garantir a saúde de todos.

 

Na última semana, equipes da Vigilância Sanitária de Tupã realizaram visita em um novo estabelecimento comercial da cidade. No local, que estima receber centenas de pessoas diariamente após a abertura, cada departamento foi fiscalizado para garantir que tudo esteja dentro das normas sanitárias.

 

“O trabalho da Vigilância Sanitária, aqui ou em qualquer outro lugar, é responsável por garantir que os estabelecimentos comerciais estejam seguindo todas as recomendações sanitárias para poder oferecer atendimento de qualidade aos clientes”, disse a chefe do setor de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

 

Além dos serviços prestados pela Vigilância Sanitária em novos estabelecimentos, o setor realiza diariamente visitas no comércio local para fiscalização.

 

“O trabalho realizado segue demanda de diversas formas, onde há visitas após solicitações ou denúncias de estabelecimentos que podem estar descumprindo as normas sanitárias, ou também através da abertura formal de novas empresas, onde as equipes são solicitadas para acompanhar e fiscalizar o ambiente”, contou Joselaine.

 

Segundo informações do setor responsável, as equipes atuam em diversos setores como locais de produção, transporte e comercialização de alimentos; locais de produção, distribuição, comercialização de medicamentos, produtos de interesse para a saúde; locais de serviços de saúde; meio ambiente; ambientes e processos do trabalho/saúde do trabalhador; pós-comercialização; projetos de arquitetura e locais de acesso público.

 

No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no país. A ANVISA também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

 

“Contamos com equipes preparadas e altamente capacitadas para trabalharem na área e orientarem de forma precisa todos os donos de estabelecimentos. É muito importante que todos saibam que a Vigilância Sanitária atua de forma companheira, buscando sempre orientar e jamais punir de forma prematura. Assim, pedimos que a população continue colaborando com as nossas equipes e nos ajudando a manter uma prestação de serviços de qualidade”, pediu o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi. 

Prefeitura da Estância Turística


Tupã