Boletim da Dengue - 20/07/2022

Saúde - Quarta-feira, 20 de Julho de 2022


Boletim da Dengue - 20/07/2022

O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que, do início do ano até esta quarta-feira (20), 4.770 casos suspeitos de dengue foram notificados, sendo 2.919 positivos. Os resultados das últimas 24 horas somaram 9 novos casos positivos.

Os trabalhos de bloqueio realizados nos últimos dias pela equipe de controle de criadouros no Jardim Ipiranga e Vila Faut (Zona Norte) alcançaram 374 imóveis, sendo que em 9 deles foram encontrados focos, totalizando 16 focos. Estes números resultam em uma infestação de 2,14 – considerada muito alta para o período. 

O Departamento ainda informa que nesta quarta-feira a equipe de nebulização iniciou os trabalhos no Jd. Ipiranga e Vila Faut (Zona Norte), abrangendo 119 imóveis. Já a equipe de controle de criadouros iniciou trabalhos de bloqueio na Vila Indústria (Zona Sul). 

O inseticida aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta, não sendo eficaz em sua fase aquática (ovo, larva e pupa). Por isso, é preciso deixar o produto agir dentro dos imóveis, mantendo as portas e janelas abertas, pois uma das características do Aedes aegypti é ficar dentro das casas.

O combate ao mosquito da dengue é uma responsabilidade compartilhada, e os moradores precisam colaborar, eliminando os criadouros para evitar a proliferação deste inseto e o progresso da doença na cidade.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã