Após a conclusão dos jogos da 7ª rodada do Campeonato Amador 2022 neste domingo (24), quatro equipes se garantiram, de forma antecipada, nas quartas de final da competição. O Clube Atlético Tupã (Cat) e o Ibirapuera confirmaram a classificação pelo Grupo 1. No 2, Sumaré e Cohab 3 (C3) também avançaram. Quatro vagas seguem abertas, com seis equipes vivas na disputa.
Empatados com oito pontos, CFC Parnaso e Parnaso ocupam a terceira e quarta posição do Grupo 1, respectivamente. Uma vitória na próxima rodada garante os clubes nas quartas de final, sem depender de nenhum outro resultado. Em quinto lugar com sete pontos, o Aritana/São Bento ainda sonha com a vaga, mas precisa vencer o próximo jogo e torcer por um tropeço de alguma das duas equipes de Parnaso.
Os times da Varpa, Aldeia Vanuire e Lajes Tamoyo completam a chave e já não possuem chances de classificação. Por outro lado, Cat e Ibirapuera disputam a liderança na próxima rodada. Os clubes estão empatados com 11 pontos cada, mas a equipe da zona sul está à frente na classificação, devido ao saldo de gols (7 a 4).
No Grupo 2, Manchester e Independência, terceiro e quarto colocado, respectivamente, precisam apenas de um empate para se garantirem nas quartas. Ambos os clubes possuem 13 pontos, mas os atuais campeões levam vantagem devido ao saldo de gols (6 a 3). Em quinto lugar está o Parque Tabajaras, com 10 pontos, e para avançar o clube precisa vencer seu próximo compromisso e torcer por uma derrota do Independência ou do Manchester.
As equipes do Juventus e RB Novo Horizonte completam o Grupo 2, sem chances de classificação, e apenas cumprem tabela na próxima rodada. Na ponta do grupo está o Sumaré, com 19 pontos, e a liderança garantida. Já a equipe do C3 ocupa a segunda posição, com 14 pontos, e garante a vice-liderança da chave com uma vitória, sem depender de nenhum outro resultado.
A 8ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Amador será realizada no próximo domingo (31).
Quartas de final
Os confrontos de quartas de final ocorrem nos dias 7 e 14 de agosto. Nesta fase, o primeiro colocado do grupo enfrenta o quarto de sua própria chave, enquanto o segundo pega o terceiro:
1º G1 x 4º G1
2º G1 x 3º G1
1º G2 x 4º G2
2º G2 x 3º G2
Suspensos e Punições
Sumaré
MAICON JHONATAN SILVA DOS SANTOS, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
KAIQUE NUNES GARCIA, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
Lajes Tamoyo
ANTONIO AGOSTINHO DE ARAUJO, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
Aritana / São Bento
EVANDRO ALVES DA SILVA MOURO, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
JORGE DIEGO FERREIRA DA SILVA, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
Aldeia Vanuíre
CRISTIANO MARTINS MOTA, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
Independência
NILTON LABADESSA DE ALMEIDA, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
RB Novo Horizonte
VITOR MANOEL FAGUNDES SANTOS, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
PEDRO ANDRIGO FERREIRA MARTINS, 1 partidas, (até o dia 31/07)
Parnaso
VAGNER VIANA DOS SANTOS, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
Parque Tabajaras
JOSE HENRIQUE AMARAL DA SILVA, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
Juventus
MAIK DAVI VERGILIO, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
CAT
MARCOS ADRIANO XAVIER, 1 partida 3º cartão amarelo (até o dia 31/07)
Tupã