Curso de qualificação técnica para “Garçom e Garçonete” começa em Tupã

Desenvolvimento Social - Quarta-feira, 27 de Julho de 2022


Curso de qualificação técnica para “Garçom e Garçonete” começa em Tupã

A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, deu início nesta segunda-feira (25), ao curso gratuito de qualificação técnica para "Garçom e Garçonete". A capacitação é oferecida pelo Poder Público em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

O objetivo com a qualificação é habilitar pessoas para atuarem em bares, restaurantes, cafeterias, hotéis, pousadas e eventos. Além de ser uma oportunidade de recolocação no mercado ou aperfeiçoamento da técnica, após os impactos socioeconômicos causados pela pandemia de coronavírus.

 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Newton Takahara, Tupã é uma estância turística e a oferta do curso visa atender e fomentar este setor importante para o município. "Essa capacitação é fundamental para que estes munícipes consigam aprimorar e aprender as técnicas de como ser um bom garçom. Ao concluírem o curso, eles recebem um certificado e estão aptos para trabalharem em pousadas, restaurantes, hotéis e diversos outros lugares".

 

A professora de Hotelaria, Turismo e Eventos do Senac, Mariana Laiter, é a responsável por ensinar os alunos as técnicas dessa profissão. Segundo ela, muitas pessoas buscam o emprego, mas sem ter a noção do que vão fazer. "Esse curso traz essa noção do que é ser garçom de verdade. O que precisa ter como pessoa, técnicas para se aprimorar profissionalmente, aprender a mexer com os alimentos e alguns outros detalhes".

 

Segundo a professora, é muito difícil encontrar bons garçons e trabalhadores que se preocupam em ter a qualificação profissional para exercer essa função. Ainda assim, existem pessoas como Vinicius Eduardo, que decidiu participar da oficina para aprender sobre a profissão. "Estou começando o curso de garçom para aperfeiçoar as técnicas. Já trabalhei na área, mas nunca tive um aperfeiçoamento. Hoje em dia, trabalho como açougueiro, mas acho importante aprender para abrir mais as portas de trabalho".

 

Para Telma Tulin, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, muitas pessoas buscam emprego como garçom, mas possuem dificuldades técnicas para exercer a função. Por isso, é fundamental a oferta do curso. "Ter essa qualificação vai garantir que estes profissionais consigam um destaque no mercado de trabalho. A gente sabe o quão importante é ter um serviço para garantir o sustento da família. Por isso, buscamos oferecer esses ensinamentos para capacitarmos nossa população".

Prefeitura da Estância Turística


Tupã