Tupã inicia campanha contra a paralisia infantil e de multivacinação

Saúde - Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022


Tupã inicia campanha contra a paralisia infantil e de multivacinação

A partir de segunda-feira (8), a Prefeitura de Tupã realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos e também a Campanha de Multivacinação voltada às crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A aplicação das doses ocorrerá nas salas de vacina das UBS e USF de Tupã e dos distritos, das 7h30 às 16h30.

 

A mobilização visa manter a Poliomielite (paralisia infantil) erradicada no Brasil. Crianças de 1 ano até os 4 anos, 11 meses e 29 dias deverão tomar a vacina oral, conhecida como gotinha. A dose injetável será aplicada nos menores de 1 ano que estiverem com a vacina atrasada.

 

Conforme a chefe de setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri, “a vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Precisamos cumprir o esquema de vacinação de rotina. É muito importante levar a caderneta de vacinação e o CPF”.

 

 Para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação. Visando a intensificação da campanha, a Secretaria de Saúde promoverá no sábado, dia 20 de agosto, um Dia D para atendimentos.

 

O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, reforça que apenas elevando as coberturas vacinais as doenças serão mantidas sob controle. “Cabe a cada um de nós respeitar o Plano Nacional de Imunização, ele elevando a homogeneidade da segurança imunológica, e contribuindo com a prevenção, controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã