Festival AFROFEST 2022 celebra a cultura negra na Praça da Bandeira de Tupã

Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 23 de Setembro de 2022


Festival AFROFEST 2022 celebra a cultura negra na Praça da Bandeira de Tupã

De 29 de setembro a 1º de outubro, a Praça da Bandeira será palco para o retorno presencial do AFROFEST – Festival de Cultura Negra, realizado pela ONG UMONT – Ponto de Cultura. O projeto promove o acesso gratuito à cultura negra, por meio de ações de formação e difusão da arte afro-brasileira e africana.

 

Conforme o produtor cultural, fundador e presidente da ONG UMONT, André Prado – Black Rap, nas três noites, a programação começará às 20h, no Espaço Cultural “José Anselmo Filho” - Zé Pretinho.

 

A quinta-feira (29) terá shows musicais; na sexta-feira (30) a população poderá prestigiar apresentações de dança, capoeira, desfile de moda afro urbana e o concurso de Beleza Negra Infantil. E no sábado haverá o show de aniversário do Grupo Sem Preconceito, com a participação de artistas convidados.

 

“A aceitação e aderência positivas das últimas edições superaram as expectativas, provando à importância de sua continuidade. Uma de nossas metas é difundir a história e cultura do povo negro através da aprendizagem, somando forças e possibilitando, inclusive, a continuidade do projeto durante o ano, para assim se tonar referência regional e estadual”, declarou Black Rap.

 

Nesta edição a ONG UMONT traz ainda uma exposição ao ar livre sobre histórias negras, uma homenagem aos negros tupaenses, e o Festival ocorrerá paralelamente ao Quinta com Arte. 

 

Segundo o subsecretário de Cultura, Luiz Carlos Sanches, “a tradicional feira de artesanato e a praça de alimentação estarão à disposição das famílias. As crianças poderão aproveitar os brinquedos infláveis e se divertir com a Boneca Serena e o Palhaço Flokinho. Este festival celebra nossas raízes, por isso, venha prestigiar e curtir essa linda festa de Tupã”.

 

O projeto AFROFEST nasceu em 2010, sendo contemplado no Edital municipal nº 001/2021 de Chamamento Público para Credenciamento e Seleção de Propostas Artísticas e de Formação Técnico-culturais/Apoio à Cultura – 2021.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã