AFROFEST retorna de forma presencial com muita emoção e música

Educação, Cultura e Esportes - Sexta-feira, 30 de Setembro de 2022


AFROFEST retorna de forma presencial com muita emoção e música

O AFROFEST – Festival de Cultura Negra voltou a ser realizado na Praça da Bandeira, nesta quinta-feira (29), após dois anos ausente de forma presencial devido à pandemia. Organizado pela ONG UMONT (União do Movimento Negro com Todos), o evento tem como objetivo fomentar e divulgar a cultura afro-brasileira, por meio de atividades e apresentações artísticas. 

 

A primeira noite teve declamação de dois poemas sobre a importância da inclusão social, recitados pela boneca Serena (interpretada pela recreadora Mirian Mieko); apresentação musical com a cantora Thais Fonseca e o Djeumemo, e o show de despedida da Banda Local Host, que encerrou suas atividades após 18 anos de carreira. As apresentações na praça continuam nesta sexta (30) e sábado (01/10), a partir das 20h.

 

"Esse é um evento que oferece uma oportunidade das pessoas conhecerem a cultura afro. É um encontro de artistas, músicos e atividades da cultura negra, que possibilita que a população tenha condições de assistir. Essa festividade é referência em toda região, pois alguns municípios fazem seus eventos baseados no nosso trabalho", disse André Black Rap, presidente da ONG UMONT.

 

O AFROFEST surgiu após a festa da Consciência Negra, realizada no mês de novembro, ficar pequena para a demanda de atrações. Em sua 12ª edição, a festividade ficou ausente apenas em 2020, em virtude da pandemia da Covid-19 - no ano passado, ocorreu de forma on-line. Para Black Rap, ter esse e outros eventos étnicos no calendário oficial do município é fundamental para ajudar no combate ao preconceito.

 

"Eu e minha esposa tivemos a ideia de criar o AFROFEST, até porque haviam vários eventos étnicos, como o NipponFest, e importantes também. Então, começamos com esse projeto que ficou tão grande que passamos a ser premiados a nível municipal e estadual. Essa iniciativa ajuda muita gente, faz várias pessoas refletirem e as aproximam do conhecimento da cultura negra", disse o presidente da ONG. 

 

O retorno presencial do evento ganhou dois dias a mais de apresentações, sendo o primeiro junto ao "Quinta com Arte". O subsecretário de Cultura, Luís Carlos Sanches, elogiou o trabalho desenvolvido pelo projeto e destacou que a união abrilhantou a quinta-feira na Praça da Bandeira.

 

"A ONG Umont é um orgulho para nossa cidade, todos os anos festejando com desfile, música e apresentações para relembrar toda a cultura negra do nosso país. Temos um grande prazer de ter uma atividade tão bonita, encabeçada por uma ONG séria e que nos orgulha muito. Vieram somar com nossa cidade".

 

Para representar o Legislativo, o vereador Paulo César Soares, o "Paulo da Farmácia", compareceu ao primeiro dia de evento e afirmou que o Poder Público precisa oferecer o suporte necessário para que manifestações culturais, e de grande relevância para a sociedade tupãense como é o AFROFEST, sejam realizados todos os anos.

 

"A cultura afro é muito importante no nosso país, a comunidade negra é a grande maioria e o Poder Público deve apoiar esses projetos, que fomentam a cultura afro, como a dança, a música e a arte de um modo geral".

Prefeitura da Estância Turística


Tupã