Para que seja possível criar um cadastro completo no SUS logo no primeiro atendimento dos bebês nas unidades de saúde, a Prefeitura de Tupã orienta aos pais sobre a importância da emissão do CPF, por meio da Certidão de Nascimento.
Conforme a diretora de Departamento da Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, o número do documento é essencial para o lançamento dos dados.
“Os sistemas de saúde informatizados do Ministério da Saúde têm exigido este número até mesmo para permitir o registro das primeiras vacinas da vida do recém-nascido”, Simone ressalta ainda que atualmente a própria Certidão de Nascimento traz o CPF, o que facilita a obtenção do cadastro pelos responsáveis.
No entanto, nem todas as famílias procuram pelo Cartório de Registro Civil imediatamente após saírem da maternidade, dificultando o uso dos programas digitais federais.
Ressalta-se que as UBS e USF não impedem, por exemplo, a realização do teste do pezinho, e aplicam vacinas. Porém, o processo está mais complicado, pois exige o cadastramento com CPF.
Para o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, antes que as exigências dos sistemas de informação se tornem mais rígidas, o município irá ampliar a comunicação sobre o tema.
“Quanto mais cedo se emite a Certidão de Nascimento, melhor para a criança. Consequentemente, ela já terá seu número de CPF, e poderá ter acesso aos serviços do SUS sem riscos de bloqueios”.
Tirar a certidão é de graça, basta procurar pelo cartório mais próximo com algum documento de identidade.
Tupã