602 mil m² de asfalto foram recapeados de 2019 a 2022 em Tupã

Planejamento e Infraestrutura - Terça-feira, 17 de Janeiro de 2023


602 mil m² de asfalto foram recapeados de 2019 a 2022 em Tupã

Desde 2019, a Prefeitura da Estância Turística de Tupã tem intensificado o programa de recapeamento asfáltico para trazer conforto e segurança aos motoristas. Até 2022, cerca de 602 mil metros quadrados de asfalto foram recapeados, o que corresponde a mais de 80 quilômetros ou 800 quarteirões.

 

A criação do programa de recape no município se deu pela busca de verbas, que foi uma das prioridades adotadas pela atual Administração municipal em parceria com o Poder Legislativo. 

 

“O recapeamento de uma via é sobrepor uma nova capa asfáltica completa por cima da antiga, já desgastada, eliminando assim qualquer deformidade anterior e melhorando o trânsito de veículos. É importante lembrar que a vida útil do novo pavimento é muito maior do que os trabalhos de tapa-buraco que são realizados apenas em um primeiro momento, e não como algo definitivo, pois são trabalhos paliativos”, contou o titular da Pasta responsável, Valentim César Bigeschi.

 

Bigeschi ainda informou que o recape de diversas vias da cidade contribuiu para diminuir o número de reclamações durante os períodos mais chuvosos, onde a força das águas pluviais é grande responsável pela retirada da malha asfáltica.

 

“Em uma via onde não há uma pavimentação de qualidade, ou onde há um asfalto muito antigo, é mais provável que haja erosões no solo, causando inúmeros transtornos aos motoristas”, ressaltou.

 

O prefeito Caio Aoqui ainda ressaltou que em todos os anos o programa de recape foi pensado para contemplar as vias mais movimentadas da cidade. “Entre 2020 e 2021 tivemos investimento de 10 milhões para o recape de diversas ruas da nossa cidade, o maior pacote de recape da história. Assim como em demais anos, analisamos todas as regiões da cidade para atender as vias que apresentavam mais reclamações pela degradação do solo. Mesmo com quilômetros de asfalto reposto, continuaremos buscando recursos para continuarmos o trabalho desse programa”, enfatizou.

 

Principais ruas beneficiadas, total ou parcialmente (2019, 2020 e 2021)

 

Zona Oeste

Rua José Bonifácio, Rua Arquiteta Susan Karakas Hunner, Rua Belmiro D'Oliveira Felipe, Rua São Paulo, Rua México, Rua Estados Unidos, e Rua Leticiano Jesus Costa.

 

Zona Norte

Avenida Luiz Gonzaga Junqueira de Andrade, Avenida Sílvio Bolcato, e Rua Profª Maria de Lourdes Correa Manzano.

 

Zona Leste

Rua Marília, Rua Clementino Campos Rocha, Rua Clóvis de Oliveira, Rua Alfredo Modelli, Rua José Keller, Rua Machado de Assis, Avenida Professor Idenolphi Semeghini, Avenida José Demichelli Filho, Rua Carmelo Morábito, Avenida Arthur Fernandes, e Rua Caingangs.

 

Zona Sul

Rua João Céspedes, Avenida Bahia, Rua Antônio Mendonça, Rua Lázaro Mosquine, Rua Nelson Hermenegildo, Avenida Inglaterra, Rua João Tavares do Couto, Rua José Enrique Ari Fernandes, Rua José da Motta, e Avenida Raul de Mello Senra Filho.

 

Centro

Rua Aimorés, Rua Guaianazes, Rua Cherentes, Rua Paiaquás, Rua Potiguaras, Rua Joaquim Abarca, Rua Lélio Piza, Rua Tupis, e Rua Timborés.

 

Nova licitação

 

A Prefeitura de Tupã abriu recentemente licitação para a continuação do programa de recapeamento asfáltico no município. Agora, serão mais 23 ruas e avenidas que receberão o novo asfalto para melhorar a mobilidade e tráfego de veículos nas vias públicas. 

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura o novo programa totalizará 39.037,78m² de recapeamento asfáltico, sendo R$ 2.871.642,98 investidos com valores de repasse e contrapartida do Executivo.

 

Ruas e avenidas contempladas

 

Rua José Maria Camarinho, Rua Atílio Ciaramicoli, Rua Santa Catarina, Rua Antônio Mendonça, Rua São José, Rua São Sebastião, Rua São Cipriano, Avenida São Francisco, Rua Benedito, Rua São Miguel, Rua São Pedro, Rua Lino Spinardi, Rua São João, Rua Raphaela Bardelin, Rua Antônio Digigow, Rua São Carlos, Rua São Jorge, Rua Caingangs, Avenida Arthur Fernandes, Rua Demétrio Hristafor Seirec Basan, Rua Vereador Salvador Ponce, Rua Edmundo Giansante, e Rua Vereador Orlando Modelli.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã