A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta semana a captura de escorpiões em lugares estratégicos do município. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram aos locais de maiores urgências e fizeram a captura do animal.
Para proteger o município, o CCZ de Tupã realiza diariamente ações de combate. Com o auxílio da população, as equipes do setor visitam regiões em que casos de acidentes com os animais foram registrados ou locais onde moradores encontraram escorpiões nas residências.
De acordo com a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, esse é um trabalho de rotina das equipes da Zoonoses. "Seguimos com os trabalhos de rotina, intensificando nos pontos com surgimentos e acidentes, e também realizando trabalhos preventivos e planejamento de capturas noturnas nos hospitais, cemitérios e outros locais estratégicos."
Locais apontados como possíveis abrigos para escorpiões são os mais frequentados pelas equipes do CCZ, que também realizam as buscas e capturas do animal em prédios do Poder Público, como escolas, creches e demais imóveis. Nas residências, é fundamental a atenção e cuidado dos moradores.
Hábitos comuns e simples em casa podem evitar a presença do animal, como tampar ralos de pias ou saídas de esgoto com telas protetoras; vedar rodapés de janelas e portas para evitar que os escorpiões entrem na residência; manter os quintais livres de restos de alimentos ou materiais que podem servir de abrigo.
Em Tupã, o hospital da Santa Casa de Misericórdia é a unidade preparada para atender todos os casos de acidente com escorpiões. Por isso, é importante a população estar atenta e ir direto ao hospital em caso de acidente, pois a agilidade no atendimento pode ser um diferencial.
Tupã