A Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Subsecretaria de Cultura, comemorou neste último sábado (18) os 64 anos de criação do distrito de Universo. A festa foi comemorada junto à retomada do projeto Universo Cultural, tradicionalmente realizada no distrito.
Segundo informações, a criação do distrito veio após votação da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo, em 18 de fevereiro de 1959, onde foi criada a pela Lei Estadual Nº 5.285 que nomeou Universo como distrito.
Para animar a festa o Poder Público organizou o espaço com brinquedos para as crianças, distribuição de pipoca e algodão-doce, música com a Orquestra Municipal “Maestro Julio de Castro”, feira de artesanato e bolo de aniversário para a população.
Aparecido Pereira, morador do distrito há 62 anos, disse que ver a comemoração de criação de Universo é uma grande felicidade, pois relembra toda a história do local e mostra o progresso do distrito para todas as famílias.
“Participar dessa comemoração é também aprender sobre a história desse lugar, que antes era patrimônio e há 64 anos é oficialmente distrito de Tupã, é uma honra. Quero agradecer ao prefeito Caio Aoqui e todos os organizadores por essa linda festa e por dar a devida importância ao nosso Universo”, agradeceu.
O Subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, explicou que a comemoração é um marco, pois é a primeira vez que a criação de Universo é oficialmente festejada.
“Todos sabemos que o distrito é muito mais antigo, basta conversarmos com alguns dos moradores daqui que têm muito mais anos de vida. No entanto, é importante destacarmos que essa data de aniversário é da lei de criação de Universo como distrito, e que antes era apenas patrimônio. E essa é apenas a primeira comemoração de muitas que virão, pois os moradores daqui merecem comemorar e lembrar anualmente essa festividade”, disse.
O prefeito Caio Aoqui parabenizou cada morador de Universo e disse que a união da cidade de Tupã e dos distritos é algo muito significante para toda a história. “Que alegria podermos organizar a primeira comemoração de aniversário de Universo já realizada, e melhor ainda é essa festa ser junto à retomada do projeto Universo Cultural. Uma data que, se Deus quiser, será marcada e comemorada todos os anos assim como as demais datas. Obrigado a todos por abraçarem essa festa, e obrigado a Subsecretaria de Cultura por buscar nos documentos oficiais essa data”, parabenizou.
Tupã