Chuvas contribuem para a plantação de mudas neste início de ano

Meio Ambiente - Sexta-feira, 17 de Março de 2023


Chuvas contribuem para a plantação de mudas neste início de ano

Para aproveitar o período de chuvas neste início de ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando a primeira etapa do plantio de mudas pelo município. Cerca de 3.800 já foram plantadas no bairro Dom Quixote e outras 4.500 plantações serão realizadas pela pasta até o final de semana. 

 

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Rodrigues - Zé Vinagre, a Prefeitura de Tupã adquiriu 3.500 mudas e outras mil foram doadas pela penitenciária de Osvaldo Cruz. A quantia ajudará o município a aumentar a área arbórea em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e as ordens da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de plantar 12 mil mudas no ano. 

 

"Temos o ano todo, mas quero ver se até maio, por causa da chuvarada, já as deixo plantadas. Aí é só cuidar, roçar e limpar. A época certa para o plantio é de janeiro a maio, depois, durante o ano, também ocorrem chuvas boas, mas nesse período é mais certeza de se plantar e não perder nenhuma muda", contou Zé Vinagre. 

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente segue com o plantio em diversas regiões do município. Cerca de 150 árvores foram plantadas no Conjunto Habitacional Papa João Paulo II; outras 1.800 na região central da cidade, entre a rua Lélio Piza e a avenida Tapuias; e 250 foram plantadas da Lélio Piza à avenida Tamoios. 

 

O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais causados pelo homem na natureza. As árvores protegem o solo, reduzindo o desgaste, erosão e deslizamento de terra, além de regular a temperatura e a umidade do ambiente. Segundo o secretário, a prefeitura oferece mudas gratuitas para a população no Viveiro Municipal, localizado no condomínio Delta Ville. 

Prefeitura da Estância Turística


Tupã