Centro de Zoonoses recebe novos equipamentos para melhoria dos serviços

Saúde - Segunda-feira, 27 de Março de 2023


Centro de Zoonoses recebe novos equipamentos para melhoria dos serviços

O Centro de Controle de Zoonoses de Tupã (CCZ) recebeu um aporte significativo em material de trabalho administrativo, de campo e para cirurgias. Melhor estruturado, o CCZ vai imprimir com maior eficiência o combate às doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. 

 

Entre os equipamentos estão centrífuga para realização dos exames de leishmaniose, com resultado seguro e no mesmo dia. Tablets para informatização das informações, como demandas de casos positivos para leishmaniose e acidentes provocados por escorpiões e para acompanhamento da equipe em tempo real, além de materiais cirúrgicos para castrações.

 

“Há caixa térmica para manter vacinas antirrábica em temperatura adequada em pontos de imunização e materiais para trabalhos educativos em escolas e creches, como notebook e televisão”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.

 

Os 49 itens de equipamentos da lista de compras foram entregues ao Centro de Controle de Zoonoses pelo prefeito Caio Aoqui, o secretário de Saúde, Miguel Ângelo De Marchi e o vereador Pastor Eliézer de Carvalho, autor da emenda impositiva no valor de R$ 75 mil.

 

O vereador explicou que, com a emenda que tinha direito resolveu destinar parte para o CCZ. “Destinei 50% da emenda para a área da saúde. Estou muito contente em ver a quantidade de itens que conseguimos comprar para melhorar os trabalhos do laboratório e facilitar o controle das doenças no município”.

 

O secretário de Saúde lembrou ter sido procurado pelo vereador para falar sobre a sua proposta. “Levamos ao conhecimento do prefeito, que deu seu apoio e, hoje vamos ter inclusive, um laboratório de pesquisas de leishmaniose e um atendimento em tempo real, a partir da localização de um cão em uma residência, vai ser possível saber todo o histórico de saúde do animal e da família que mora no imóvel. Com isso, você pode instituir tratamentos terapêuticos e exames”.

 

Ampliado

 

            O prefeito Caio Aoqui lembrou que ao assumir a prefeitura, em 2019, o Centro de Zoonoses mantinha apenas 4 funcionários. “Agora são 17, com a contratação de novos agentes de combate às endemias. O trabalho de castração de cães e gatos que também fazemos de forma terceirizada foi ampliado. Quando assumi a administração eram 300 castrações, saltou para 600, em 2022 foi para 900 e neste ano, pretendemos chegar a 1.200 castrações de fêmeas. Portanto, essa atitude do vereador Eliézer foi importantíssima para melhorarmos as condições de trabalho da equipe e, por consequência, aprimorar a prevenção de doenças em nosso município”, enfatizou.

 

            O CCZ de Tupã é responsável pela realização do censitário canino, com coleta de sangue dos animais em regiões da cidade para diagnóstico de leishmaniose, coordena os serviços de castração de cães e gatos (machos e fêmeas), mantém rotina de vacinação antirrábica, atua na orientação à população e no combate aos escorpiões, vistoria locais com notificações de acidentes provocados por animal peçonhento, desenvolve trabalhos educativos em creches e escolas do município e oferece capacitações aos funcionários dos demais setores sobre escorpionismo.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã