Viveiro oferece mudas gratuitas para população e pela arborização da cidade

Meio Ambiente - Segunda-feira, 27 de Março de 2023


Viveiro oferece mudas gratuitas para população e pela arborização da cidade

Mantendo uma rotina intensa de cultivo de mudas, o Viveiro Municipal está ajudando o município a cumprir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e a determinação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para florestamento de 12 mil mudas até o fim deste ano.

 

 Para que a população colabore com esta ação ecológica, a Prefeitura de Tupã está incentivando a retirada de mudas no local. O serviço disponibilizado é gratuito e conta com supervisão técnica para escolha do porte da planta, para que ela seja adequada ao espaço escolhido pelo cidadão.

 

“O proprietário, que precisar, pode requisitar uma muda na sede da Secretaria de Meio Ambiente, depois ele passará no Viveiro e escolherá aquela que desejar. Temos várias opções, como Pata-de-vaca e oiti mirim, que tem porte baixo. E para locais sem fiação da rede elétrica, há ipês e jacarandás, por exemplo, mas a variedade é muito grande”, comenta o responsável pela Pasta, José Rodrigues – Zé Vinagre.

 

O endereço para solicitação da muda é Rua Francisco Budaibes, 101, atendimento das 7h30 às 17h. Após aprovação da retirada, o interessado deve ir ao Viveiro Municipal, instalado no Condomínio Residencial Delta Ville para seleção da árvore.

 

Zé Vinagre afirma que o objetivo do município é cultivar no Viveiro Municipal de 70 mil a 80 mil árvores, apenas para doação aos munícipes. A meta é que cada casa ou terreno possua uma árvore na calçada, a fim de reduzir o déficit arbóreo da cidade.

 

Conforme o engenheiro ambiental, Guilherme Eduardo Destro, “o próprio Plano Diretor determina que todo imóvel, construído ou não, tenha no mínimo uma árvore na frente, e se a testada for maior que 15 metros, deve haver ao menos duas”.

 

Caso o morador não possua área livre de calçamento, a Secretaria de Meio Ambiente agenda o trabalho de abertura do buraco no concreto para plantio de árvores. “Sabemos que muitas pessoas deixam de plantar mudas em frente às suas casas porque não querem quebrar a calçada, até mesmo pelos custos que esse serviço pode gerar. Por isso, também é possível agendar a demanda com o setor municipal”, conta o prefeito Caio Aoqui.

 

O interessado não pagará nenhuma taxa. Basta comparecer à sede da Pasta,  de segunda a sexta-Feira, das 7h às 11h e de 13h às 17h. Ou ainda criar um protocolo na Central de Atendimento Online, https://tupa.1doc.com.br/atendimento, código "501 – Abertura de passeio - plantio de árvore". É necessário anexar RG ou CNH do requerente; Cópia do comprovante de residência; e informar o telefone para contato.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã