Tupã realiza etapa municipal da Conferência de Assistência Social

Desenvolvimento Social - Terça-feira, 04 de Julho de 2023


Tupã realiza etapa municipal da Conferência de Assistência Social

Na etapa municipal da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, quatro representantes de Tupã foram eleitos para levar as demandas locais para a próxima fase de debates, que será em outubro.

 

O evento realizado dia 28 de junho, no Teatro Municipal José Antônio Parra Gomes, reuniu aproximadamente 60 pessoas que votaram nas propostas definidas na pré-conferência e elegeram como titulares e suplentes, respectivamente: Doralice Dias de Oliveira e Ana Laura Martinez, membros delegados do poder público; e Ivanilde Baggagi e Maria Antônia Felipe, da sociedade civil. 

 

A gestora de Projetos Sociais na PROJETA Social, Maria Estela Monteiro, coordenou as atividades e afirmou que o tema “O SUAS que temos e o SUAS que queremos” foi bastante oportuno, dado o período de desmanche das políticas sociais pós-pandemia.

 

“A conferência esse ano tem uma conotação diferente, porque a gente está falando de uma política enfraquecida, fragilizada. Mas, o que nos chamou mais atenção no dia da conferência foi o número maior de usuários. Então a gente pôde remodelar algumas propostas com uma fala mais direcionada para as necessidades da comunidade, e dos usuários da assistência”, destacou.

 

Toda conferência municipal tem como premissa o incentivo a presença de cidadãos comuns para ajudar na elaboração de propostas e na avaliação dos serviços e políticas públicas. Maria Estela Monteiro afirma ainda ser um momento de reflexão e também de muito aprendizado.

 

Os tópicos levados para votação seguiram os eixos determinados pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), sendo eles: financiamento; controle social; articulação entre segmentos; benefícios de transferência de renda; serviços, programas e projetos. Segundo o presidente do COMAS, Francisco Oliveros, todas as propostas foram aprovadas de forma unânime.

 

“Essa conferência a nível municipal ocorre em três etapas. Primeiro a reunião técnica, realizada com assistentes sociais, psicólogos, membros de entidades e conselheiros. Depois, na pré-conferência os grupos foram divididos para apresentar soluções relacionadas aos eixos estabelecidos. E por fim, a conferência, com a votação. Tivemos integrantes de associações de bairros, usuários do sistema, pessoas do legislativo e executivo, além dos profissionais da área. Foi bem proveitoso. A intenção de reconstrução do SUAS é trazer à tona os problemas que temos, com as nossas reinvindicações. O nosso intuito é estar sempre melhorando o serviço social”.

 

Prefeitura da Estância Turística


Tupã