No centro da cidade, o Solar “Luiz de Souza Leão” encanta os visitantes pelo estilo rústico da construção de alvenaria e também por ocupar parte de um quarteirão com sua vasta área verde de plantas nativas.
A construção principal é parcialmente azulejada, possui assoalho de peroba e uma fonte instalada no meio da casa. Essa característica incomum para os dias atuais segue o modelo arquitetônico dos anos 1930, período de construção do local que foi a residência do agricultor, pecuarista e fundador do município, Luiz de Souza Leão.
Além do prédio principal, há o jazigo do pioneiro de Tupã, e ainda um salão de jogos, que também preserva objetos usados há mais de 80 anos, e que ajudam a ilustrar como era a vida dos barões do latifúndio no Brasil do século XX.
Onde fica o Solar Luiz de Souza Leão?
Rua Caingangs, 600 - Centro, Tupã
Qual o horário de funcionamento?
O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Posso agendar visitas para grupos, escolas ou instituições?
Sim, as visitas podem ser agendadas pelo telefone (14) 3491-2013.
Quanto custa a entrada?
A entrada é gratuita.
O termo “solar” é usado para definir lugares onde aristocratas fundiários moravam. Após a morte de Luiz de Souza Leão, o terreno foi doado à prefeitura; e a casa, transformada em um memorial.
Tombado em 1972 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT), o espaço reúne um acervo de quase 750 peças, desde utensílios domésticos até roupas, móveis, documentos e fotografias do fundador do município.
O tombamento assegura que bens imateriais de valor histórico, cultural ou arquitetônico sejam mantidos ao longo dos anos com as características originais.