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Administração - Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2014

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Prefeitura divulga datas para pagamento do IPTU com desconto

Prefeitura divulga datas para pagamento do IPTU com desconto


Primeira parcela pode ser paga até 21 de Março. Já o pagamento em cota única até dia 25 de Março

A Prefeitura de Tupã divulgou as datas e procedimentos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2014. Os contribuintes poderão efetuar o pagamento em conta única ou em parcelas. Os carnês começam a ser enviados para os imóveis residenciais e comerciais na segunda quinzena de fevereiro. Por deliberação do prefeito Manoel Gaspar;* a data para pagamento da primeira parcela será no dia 21 de março. Já para o pagamento a vista a data será no dia 25 de março. O desconto para pagamento à vista é de 15%;* já o parcelamento pode ser feito em até 10 vezes com desconto de 10%.

O secretário de Governo;* Dorival Coquemala;* explicou que as datas foram escolhidas para evitar problemas como verificados nos anos anteriores. “O prefeito Manoel Gaspar fez uma reunião e ao invés de corrermos o risco do vencimento para o dia 10 ou 15 de março e acabar prorrogando o prazo;* o que sempre dá mais trabalho junto aos bancos e casas lotéricas;* resolvemos estabelecer as datas de 21 e 25 de Março para o pagamento do encargo”;* frisou.

De acordo com os números levantados;* ao todo serão distribuídos cerca de 28 mil carnês. Caso o contribuinte não receba o carnê até a data do vencimento;* a orientação é para que ele entre em contato com a Central de Atendimento da Prefeitura;* ou acesse o menu “Serviços ao Contribuinte”;* disponível no site do Governo de Tupã;* que é tupa.sp.gov.br

Segundo o secretário de Governo;* Dorival Coquemala;* para que os carnês sejam entregues é necessária uma série de procedimentos internos;* como os cálculos da correção da UFM (Unidade Fiscal do Município);* além da mudança de área;* novos cadastros e novas construções. “Tudo isso engloba dentro dos quase 28 mil carnês que estão sendo processados;* mas estamos trabalhando em cima disso;* o departamento de informática assim como o departamento de tributação estão trabalhando diariamente para que as pessoas comecem a receber os carnês a partir da segunda quinzena de fevereiro”;* disse.

Coquemala ainda orientou aos contribuintes para que eles se programem quanto aos valores. “Com a correção da UFM;* possíveis aumentos de área construída;* entre outras alterações você deve acrescentar;* podendo ter uma noção de quanto será a parcela ou o total do IPTU. Então é importante que as pessoas já façam suas reversas no orçamento familiar”;* afirmou.

Para evitar problemas com filas e horários das agências bancárias e casas lotéricas;* o contribuinte pode pagar o IPTU quando receber o carnê. “Estamos aqui para facilitar ao máximo a vida do contribuinte para que ele se sinta bem;* que ele se programe na questão financeira”;* salientou Dorival.

REFIS

Já sobre os pagamentos do Refis (Programa de Recuperação Fiscal) que teve seu prazo prorrogado no mês de Janeiro;* Coquemala explicou que ainda não há uma avaliação sobre os números de pagamentos feitos no mês. “Como a data foi prorrogada para o dia 31;* ainda não vieram todos os processamentos dos bancos;* então ainda não temos uma noção dos números;* mas acredito que as pessoas tenham se programado e feito o pagamento dentro da data estabelecida.”

Para manter o benefício com os descontos é necessário que o pagamento das parcelas estejam em dia. Em caso de atraso;* é cobrado multa e juros que podem chegar a 2;*5% ao mês e em caso de inadimplência por um prazo superior a 90 dias;* quem optou pelo Refis pode ser excluído do programa;* ou seja se a pessoa deixar de pagar duas parcelas consecutivas ou três alternadas;* ela pode perder esse parcelamento e o valor volta ao normal sem os descontos.

RECADASTRAMENTO DE CONTRIBUINTE

A campanha de recadastramento de contribuintes;* promovida pela Prefeitura de Tupã;* já registrou mais de 200 pessoas que procuraram a Central de Atendimento para adequar seus dados cadastrais junto à administração. A campanha;* sem custos para o contribuinte;* segue até o dia 15 de fevereiro;* e tem como principal objetivo atualizar o cadastro municipal de contribuintes;* evitando erros na emissão dos carnês ou até na confecção de documentos ou processos administrativos;* que podem ser impressos em nome de pessoas já falecidas ou que não possuem mais tais imóveis ou empresas.

Nesse sentido;* Dorival ainda explicou que se a escritura do imóvel estiver de acordo com o IPTU não há necessidade de o contribuinte procurar a prefeitura. “A campanha é voltada àqueles que não estão regularizados de acordo com a escritura do imóvel ou endereço de sua empresa;* então aqueles que precisam se regularizar devem procurar a Central de Atendimento que funciona da 7h30 às 17h”;* concluiu.

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