Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Município é o único da região a ser contemplado pelo Programa Estadual de combate à doença
O Programa de Tuberculose de Tupã, composto pelos Departamentos de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, recebeu dois prêmios pela realização de trabalhos contra a Tuberculose no município. Os prêmios foram entregues pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo, sendo Tupã a única cidade da região a recebê-los.
O primeiro prêmio é referente há busca de casos de tuberculose durante a campanha de 2023. Já o segundo se refere ao alcance, maior de 85%, na cura de casos de tuberculose no 1º semestre de 2023.
Em Tupã, o Programa de Tuberculose é composto pela enfermeira Janaína Leal, o médico Alessandro Correa, e a auxiliar de enfermagem Sandra Barbosa. A equipe é responsável por realizar durante todo o ano atendimentos especiais para casos suspeitos e positivos da doença, além de realizarem orientações em locais específicos em épocas de campanha com o objetivo de reforçar a necessidade do diagnóstico precoce.
“É muito importante toda a organização do Programa de Tuberculose da nossa cidade, e esses prêmios mostram exatamente esse compromisso que a equipe tem com a saúde da nossa população. Fomos o único município que tem esse programa a receber os prêmios e isso nos deixa muito contentes. Quero parabenizar a toda a equipe dos Departamentos vinculados e, principalmente, aos funcionários da linha de frente, que diariamente realizam os diagnósticos e orientações”, parabenizou o secretário municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.
A enfermeira Janaina ainda destacou como os trabalhos são realizados no município, e reforçou que os munícipes podem acessar os atendimentos específicos para a doença em qualquer Unidade de Saúde.
“A tuberculose é uma doença que pode comprometer muito a saúde do paciente, e por isso é fundamental que o tratamento seja iniciado ainda no começo. Nas ações de reforço convidamos todas as pessoas para fazerem o teste, visto que os sintomas da tuberculose podem ser facilmente confundidos com outras doenças ou aparecerem tardiamente, deixando o tratamento ainda mais árduo”, destacou.
Dentro do plano de ação do Programa, na última segunda-feira (15) a equipe iniciou trabalhos da Campanha de Combate a Tuberculose, e segue com cronograma de ações até o final de abril.
“Deixo aqui meus parabéns aos funcionários envolvidos neste trabalho tão relevante e que garante a saúde da nossa população. A tuberculose é uma doença que deve ter a atenção de todos para que o tratamento seja eficaz.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.