Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 07 de Junho de 2024

Prefeitura lança pacote de asfalto novo para várias regiões da cidade

Além de recurso do Finisa, até o final de 2024, o investimento ultrapassará os R$ 20 milhões

Prefeitura lança pacote de asfalto novo para várias regiões da cidade

O prefeito Caio Aoqui lançou nesta quinta-feira (6) mais um pacote de asfalto novo para cerca de 85 ruas de vários bairros de Tupã. Os trabalhos foram iniciados a partir do Nova Tupã, na zona leste.

Na solenidade, o prefeito Caio Aoqui explicou que esse programa planejado em 2019, foi gradativamente sendo executado em todos os anos de seu governo e, além desse montante de R$ 12 milhões, está em fase de licitação outros R$ 6,5 milhões também com a mesma finalidade.

De 2019 a 2024, a prefeitura avançou com o recape em mais de 1 milhão de metros quadrados. O metro quadrado do asfalto que no início era de R$ 35,00 saltou para R$ 70,00. O investimento feito nos últimos 5 anos e meio se atualizado teria custado aos cofres públicos R$ 68 milhões.

“Até aqui, mais de 1.400 quarteirões estão sendo contemplados com asfalto novo, o que equivale a uma distância de 140 km, o mesmo que ir e voltar de Tupã a Marília”, esmiuçou o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi.

Importante lembrar que além de recursos do Financiamento autorizado pela Câmara, há também dinheiro de impostos municipais, estaduais e federais, viabilizados através de deputados. O governador de São Paulo, por exemplo, já liberou R$ 2 milhões para asfalto novo (recape).

A vida útil do asfalto de uma via pública pode variar dependendo de vários fatores, mas em média, é de 10 a 15 anos para a camada asfáltica de rolamento, garantindo maior mobilidade e segurança neste período.

Como parceiros da iniciativa, prestigiaram o evento 8 dos 15 vereadores: Marcos Gasparetto, Cris Vicente, pastor Eliézer de Carvalho, Ninha Fresneda, Eduardo Shigueru, Lucas Hatano, Antônio Brito e Du do Serv Festa.