Saúde - Terça-feira, 11 de Junho de 2024

Campanha contra a Polio segue aberta e com baixa cobertura em Tupã

Somente 12% da cobertura vacinal foi atingida

Campanha contra a Polio segue aberta e com baixa cobertura em Tupã

No último sábado (08) a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D da Campanha contra a Poliomielite. Mesmo com as UBS Formosa e Abarca e o Centro de Saúde abertos em horário estendido, a adesão da população foi baixa.

Segundo o relatório da Pasta, 115 crianças foram vacinadas nos 3 pontos estratégicos, representando 4,17% da cobertura vacinal da Campanha. Com esse número a cobertura total em Tupã atingiu até o momento somente 12%.

“Infelizmente todas as regiões da cidade estão registrando baixa procura pelo imunizante, o que nos deixa em alerta. Precisamos que os pais e responsáveis tenham consciência sobre os graves problemas que a Poliomielite pode trazer para a saúde das crianças, podendo deixar quadros irreversíveis”, alertou a chefe do setor de Vigilância Epidemiológica, Juliana Yuri.

Para a imunização é necessário que os responsáveis apresentem a carteirinha de vacinação e o CPF da criança. Vale destacar que todas as salas de vacina das Unidades estarão abertas das 7h30 às 16h30 para atendimento.

O objetivo principal da campanha é atingir no mínimo 95% do público-alvo, que são crianças menores de 5 anos.

Lembrando que o esquema vacinal para crianças menores de um ano prevê três doses injetáveis, aos dois, quatro e seis meses. Já as crianças de um a quatro anos que estiverem com este esquema vacinal completo devem receber a dose oral da vacina.

O secretário Municipal de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ainda destacou que os pais e responsáveis também podem ir até a Unidade de Saúde mais próxima para verificarem a carteira vacinal dos menores.

“Todas as Unidades estão de portas abertas para receber toda a população. Por isso, reforçamos a importância de levarem as crianças para serem imunizadas e manterem as cadernetas em dia”, pediu.