Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Campanha Maio Amarelo envolveu cerca de 750 alunos da rede municipal

Ações tiveram “êxito” e despertaram interesse em todos os participantes

Campanha Maio Amarelo envolveu cerca de 750 alunos da rede municipal

Interação, atenção, curiosidade, estes foram alguns dos sentimentos presentes durante as ações promovidas pela Subsecretaria de Trânsito e Segurança de Tupã nas escolas municipais durante a realização da campanha “Maio Amarelo” que neste ano abordou o tema “Paz no trânsito começa por você”.

Cerca de 750 alunos de várias escolas municipais estiveram participando das palestras nas escolas tanto da cidade quanto dos distritos de Parnaso, Universo e Varpa onde puderam conhecer e aprender sobre o funcionamento do sistema de trânsito de uma cidade, assim como os direitos e deveres dos seus agentes, para garantir uma boa fluidez e segurança no tráfego de veículos e pedestres.

As palestras ou “bate-papos”, como chamou o chefe de Gabinete da Subsecretaria, Eduardo Scarpelli, despertaram muita atenção, curiosidade e interesse dos alunos pelo tema que trouxe para dentro da escola uma temática atual e que desperta interesse de toda a sociedade, organizações e meios de comunicação. “A campanha do Maio Amarelo teve excelente aceitação, pois tanto diretores, professores e alunos contribuíram com perguntas, dúvidas com relatos de acidentes ou incidentes ocorridos”, disse.

Durante as palestras foram distribuídas aproximadamente 850 cartilhas educativas com o título “Tá na rua, tá no trânsito”. A programação do “Maio Amarelo” também contou com a participação dos alunos da Escola Militar Brasil que receberam cartilhas e estiveram participando de um “bloqueio educativo” na Avenida Tamoios onde foram distribuídos panfletos. A empresa Motopan também esteve na Tamoios realizando um “bloqueio educativo” com a distribuição de panfletos para motoristas e pedestres que passavam pela via. Na oportunidade, os motociclistas foram conscientizados sobre a necessidade de usar capacetes.

A programação também foi estendida ao “Quinta com Arte” realizado na Praça da Bandeira, que contou com a presença da equipe da Subsecretaria de Trânsito e Segurança onde foram distribuídos panfletos aos visitantes do evento. Dos quatro “Quinta com Arte” realizados no mês de maio, dois contaram com a participação da unidade do Detran-SP em Tupã.  O Maio Amarelo também foi enfocado nos programas “Ponto de Vista” e “Mão na Roda”, ambos transmitidos pela TV Câmara de Tupã, onde o subsecretário de Trânsito  e Segurança, Renato Gonzales e Scarpelli informaram o telespectador sobre os trabalhos desenvolvidos pela Subsecretária de Trânsito e Segurança.

Para contribuir ainda mais com a segurança no sistema de sinalização de trânsito da cidade, a Prefeitura de Tupã implantou durante o mês de maio, entre a avenida Tamoios e a rua Cainguangs, os semáforos para pedestres com o objetivo de tornar mais seguro o trânsito nestas vias importantes da cidade que possuem fluxo intenso de veículos e pedestres. E para concluir a programação alusiva ao Maio Amarelo, os funcionários do FrigoEstrela participaram nesta segunda-feira, na unidade da empresa em Tupã, de uma palestra enfocando o tema.

Gonzalez disse que as ações contidas na programação do Maio Amarelo foram realizadas com muito êxito, visto que todas as pessoas que estiveram participando das palestras, dos bloqueios educativos e das distribuições de panfletos foram muito receptivas e participativas. “Este é um debate que precisa continuar e deve ser incentivado em todas as comunidades do município durante todo o ano, visto que o tema despertou interesse e atenção de todos os participantes desde crianças até jovens e adultos”.