.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura segue com o Censitário Canino na zona leste

Quase 500 animais tiveram amostras de sangue coletadas


Prefeitura segue com o Censitário Canino na zona leste

O Censitário Canino 2024 continua sendo realizado na zona leste de Tupã pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses. No momento a equipe está percorrendo a Vila Marajoara, realizando visitas casa a casa e colhendo amostras de sangue dos cães para análise e diagnóstico para leishmaniose.

 

Segundo o setor, 3 áreas do município já foram finalizadas, sendo os Conjuntos Habitacionais Jamil Dualibi e João Paulo II, bairro Nova Tupã e Unesp I e II. Nestas 3 primeiras etapas o setor colheu amostra de 495 cães, e 22% foram positivos para a doença.

 

“Estamos com as equipes diariamente nas ruas do bairro e estamos sendo bem recebidos pelos moradores. É muito importante essa participação, visto que o diagnóstico para a doença só pode ser feito com amostras do sangue dos animais. Ressalto ainda que essa coleta é feita de forma segura e por profissionais especializados, e os tutores podem se tranquilizar”, disse a chefe do setor de Zoonoses, Meiriele Melo.

 

Ainda de acordo com dados do setor, as regiões prioritárias do município serão contempladas, mas que a zona leste apresenta maior número de animais por residência e, por este motivo, foi a região escolhida para receber as primeiras visitas.

 

“Vale destacar que os tutores que tiverem alguma queixa sobre sintomas da leishmaniose em cães de suas residências ou em moradores do local, devem entrar em contato com o CCZ imediatamente para que os exames sejam agilizados e as medidas sejam tomadas”, pediu Meiriele.

 

Medidas preventivas

 

A prevenção da Leishmaniose Visceral ocorre por meio do combate ao inseto transmissor. É possível mantê-lo longe, especialmente com o apoio da população, no que diz respeito à higiene ambiental. Essa limpeza deve ser feita por meio de:

 

  • Limpeza periódica dos quintais, retirada da matéria orgânica em decomposição (folhas, frutos, fezes de animais e outros entulhos que favoreçam a umidade do solo, locais onde os mosquitos se desenvolvem).
  • Destino adequado do lixo orgânico, a fim de impedir o desenvolvimento das larvas dos mosquitos.
  • Limpeza dos abrigos de animais domésticos, além da manutenção de animais domésticos distantes do domicílio, especialmente durante a noite, a fim de reduzir a atração dos flebotomíneos para dentro do domicílio.

184 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.