Cultura - Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Varpa realiza festa de São João típica da cultura da Letônia

Ligo Svētki - Jāņi reuniu a comunidade para prestigiar os cantores letões Rozite e Dzintars

A preservação da memória de parte da cultura do povo da Letônia foi celebrada dia 22 de junho, em Varpa, na Ligo Svētki – Jāņi, o festival de São João do povo letão. A tradição é mantida entre os descendentes de letos que vivem em Tupã e, em sua terceira edição, o evento trouxe os músicos Rozite e Dzintars.

A festa começou ainda na tarde de sábado, com uma oficina de confecção de coroas de flores para as mulheres e de folhas de carvalho, usadas pelos homens. Após o pôr-do-sol, os cantores instrumentistas iniciaram a festividade com o acender da fogueira, montada entre o Obelisco do Monumento da Liberdade e a Praça 1º de Novembro.

Segundo, a cantora Rozite, as Festas Ligo e Jāņi marcam o dia mais longo do ano e a noite mais curta do verão da Letônia. “A gente come bastante, se reúne, canta, e dança a noite toda para nos aproximarmos da natureza, numa relação mais profunda com Deus, algo semelhante com as festas juninas do Brasil”, disse a musicista em fala traduzida e interpretada por Ana Beatriz Apse Paes.

Dzintars, que faz dupla com Rozite, completou dizendo ser uma forma de exaltar o fato de estarmos vivos. “É o momento que temos para aproveitar o verde mais vivo, podendo desfrutar da natureza em flor”.

A vinda do grupo para o Brasil resulta de um convênio Brasil-Letônia, com apoio do Ministério da Cultura da Letônia e a Associação Brasileira de Cultura Letã, e foi organizada por Elza Tekla Margarete Mekss Kruklis e pelos moradores de Varpa: Célia Aldins Bukvar, Eduardo Marques Pereira Dantas, Tarciso Vieira Mendes, Gabriela Berzs Rocha Mendes, Ilmar Kruklis, Carlos Kruklis, Carlos Melbards e Amanda Larissa Jurevitz.

O secretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, explica que a prefeitura fica responsável pelo transporte, alimentação e hospedagem dos cantores e da intérprete.

“Por meio desse convênio, os músicos realizam um circuito de apresentações, que passa por Nova Odessa (SP), Ijuí (RS), e por Varpa, distrito considerado um dos carros-chefes do turismo de nosso município”.

Durante a apresentação, o público pôde aprender um pouco sobre os costumes da comunidade letã, dançar e cantar. Além disso, havia Feira de Artesanato, com artesãos de Tupã e do distrito, além da Praça de Alimentação e a venda de doces e quitutes tradicionais da Letônia.