Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Espaço conta com equipamentos para trilha acessível e homenageia pioneira do distrito
A revitalização do Bosque de Varpa, que agora leva o nome de Tamara Apse Arajs, foi entregue quarta-feira (18), em solenidade repleta de emoção. O local anexo ao Museu Histórico dos Pioneiros Letos em Varpa "Janis Erdbergs" conta agora com caminhos pavimentados entre as árvores, mesinhas, bancos, lixeiras, bebedouros e cadeiras para trilha acessível.
As obras resultam de um repasse do DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), e incluem ainda iluminação de Led, portão de acesso secundário, cerca em gradil, e banco de areia para futura instalação de parque infantil.
Conforme o secretário de Planejamento e Infraestrutura, Valentim Bigeschi, os recursos complementaram a verba destinada para reforma do Museu da Varpa, que fica em frente ao bosque.
“Finalizamos a área externa primeiro, pois tivemos muitas licitações desertas, devido à dificuldade das empreiteiras de ofertar o trabalho de carpintaria e mão de obra especializada”, Valentim explica que para preservar as características do ambiente, as trilhas foram construídas tortuosas, e com guias assentadas conforme as árvores, evitando ao máximo a remoção delas.
O prefeito Caio Aoqui destacou ser uma conquista para a Estância Turística de Tupã. “Precisamos de obras como essa, que vem para somar. Cabe ao poder público estimular e dar mais oportunidades para o desenvolvimento do turismo no setor privado. Aqueles que visitarem este bosque, certamente trarão outras pessoas, e isso fortalece a economia local. Além de ser muito significativo deixar o nome da dona Tamara Apse Arajs eternizado nessa área verde, que traz paz e nos revigora”.
Em nome da família, Grace Marlucy Bukolts Cesario, bisneta da homenageada, agradeceu a iniciativa da Prefeitura de Tupã e destacou a emoção e relevância de ter o nome de uma das pioneiras de Varpa num espaço turístico-cultural, onde ela e os filhos já costumam passear.
“Na hora que o Ueligton Hanamoto me ligou para pedir autorização de uso do nome dela, eu entrei em choque. Falei para o meu irmão, a gente se emocionou, liguei para minha avó que de imediato autorizou. Morei com minha bisavó desde que nasci, ela gostava muito de cantar, sempre batalhando, então a saudade bateu bem apertado. A filha dela estava muito ansiosa desde a notícia, se emocionou quando fui buscá-la e aqui no evento, foi muito legal receber essa homenagem da prefeitura”.
Dos imigrantes vindos em 1922 para a região que hoje é a Varpa, Tamara Apse Arajs foi a última a falecer. Grace conta ainda que ela chegou ao Brasil com 1 ano de idade, e durante toda vida, até sua morte em 2013, manteve as tradições do povo da Letônia, conversando em casa apenas no idioma leto, contando inúmeras vezes a história da imigração e de como o distrito evoluiu.
Para a secretária de Cultura, Thais Fonseca Sandalo, a junção de forças entre administração pública e sociedade transformou o bosque num lugar que celebra a história de Varpa, voltando inclusive o olhar da população para a acessibilidade.
Cadeiras de trilha
Graças a uma articulação junto ao secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (na época Marcos da Costa), o bosque foi e equipado com cadeiras de trilha adaptadas, possibilitando que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida participem de trilhas em grupo e tenham a mesma experiência de outros visitantes.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Juliana Edwiges Martinez Spada, conta ter sido um trabalho conjunto da APDETT (Associação da Pessoa com Deficiência da Estância Turística de Tupã), dos conselheiros, da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, e da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Os módulos de estacionamento são fixos, mas as cadeiras são móveis e públicas, então as pessoas com deficiência podem retirá-las para conhecer toda Varpa. É uma alegria proporcionar ao PCD a oportunidade de fazer passeios em pisos não acessíveis, chegando a locais que não conseguiriam sem essa cadeira”, disse.
A cerimônia de reabertura do bosque contou com a presença de membros da APDETT, dos familiares de Tamara Apse Arajs: Silvana Bukolts, neta; Lolita Bukolts, filha; Ronaldo, bisneto; Sandra e Lucia, esposas de netos; Gabriel, Miguel e Clara, tataranetos. Assim como dos vereadores eleitos para mandato a partir de 2025: Ueligton Hanamoto, Sillas Ferrão, e Joselaine Pio Rocha (Josi da Saúde).
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.