Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
THIAGO SANTOS SE REÚNE COM PRESIDENTE DA CDHU PARA UNIR INVESTIMENTOS EM PROL DE TUPÃ
"
Intenção é construir as futuras 1.200 unidades com recursos do governo federal;* mas com o governo paulista fornecendo verba complementar para murar todas as casas conforme determinação do prefeito Manoel Gaspar
O prefeito Manoel Gaspar vem se destacando na administração da nossa cidade em razão da sua imensa penetração nos meios políticos. Em razão da sua simplicidade;* maturidade e humildade;* ele é tido hoje como um político extremamente bem quisto em todas as esferas governamentais;* interagindo com muita competência e carisma nos mais variados departamentos e órgãos públicos coordenados pelos partidos políticos que apóiam tanto o governador Geraldo Alckimin Filho (PSDB) em São Paulo quanto a presidenta Dilma Roussef (PT) em Brasília. Aliado a isso tudo está o fato dele ter ingressado há cerca de quase 03 (anos) atrás no PMDB;* agremiação partidária na qual seu filho;* o empresário Gustavo Gaspar;* se apresenta de forma atuante como presidente em nossa cidade. E o PMDB é hoje um partido político que atua politicamente como uma espécie de “base de apoio governamental” em ambas as esferas governamentais mais ricas em orçamentos anuais como em influência política no Brasil. Isso porque no governo paulista de Geraldo Alckimin;* o qual é amigo pessoal de Manoel Gaspar;* o PMDB possui grande influência administrativa e participação direta em várias secretariais estaduais;* além do respeito e admiração dos tucanos. E no comando geral do nosso país a situação não é diferente;* vez que na esfera federal do governo petista da presidenta Dilma;* o PMDB aparece na figura do atual vice-presidente Michel Temer;* assim como no comando de vários ministérios e outros órgãos de alto comando administrativo.
E foi nesse sentido;* ou seja;* visando continuar interagindo os demais segmentos do seu governo municipal com essas duas outras esferas administrativas do Poder Executivo estadual e federal;* que o prefeito Manoel Gaspar solicitou que o vice-prefeito Thiago Santos (PT);* que também acumula o cargo de Secretário de Relações Institucionais;* estivesse na última quinta-feira em São Paulo participando de uma reunião com José Milton Dallari Soares;* atual presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano. A reunião contou também com as presenças de Guilherme Ribeiro;* Chefe de Gabinete da Presidência da CDHU e de Marcelo “Bola” Gomes;* Diretor do Departamento de Gabinete da Secretaria Municipal de Relações Institucionais;* a qual foi criada no início do atual governo municipal com atribuições que visam atender os anseios políticos e as necessidades administrativas imediatas e futuras do Executivo Municipal. E dentre essas várias ações dessa nova pasta administrativa;* está prioritariamente a viabilização técnica e operacional de convênios objetivando a concretização para nossa cidade de recursos públicos tanto do governo estadual como do federal.
A pauta do encontro foi o início de tratativas políticas objetivando estabelecer uma parceria entre as três esferas administrativas de governos para fazer com que a população de Tupã possa obter como objetivo maior dessa união tripartite uma mescla entre os recursos federais do programa Minha Casa Minha Vida;* os quais irão garantir em breve a construção de mais 1.200 unidades habitacionais em Tupã;* e a verba pública estadual existente hoje dentro da CDHU através da intitulada “Agência Paulista de Habitação Social”.
Conforme esclareceu Thiago Santos;* a intenção da mescla destes dois recursos iria poder garantir que esse novo núcleo de habitação fosse entregue aos moradores de baixa renda já totalmente murado. E é justamente essa a intenção da Secretaria Municipal de Relações Institucionais. “Pretendemos nos adiantar na prevenção de um grave problema de relacionamento social e urbano que certamente iria existir entre os futuros mutuários;* os quais iriam receber essas 1.200 casas sem o devido e necessário cerco em seu redor;* o que traria constrangimentos e intrigas entre os vizinhos;* nos moldes dos litígios que existiram em todos os demais loteamentos habitacionais de baixa renda de nossa cidade;* muitos deles chegando até mesmo às vias judiciais em razão da ocorrência de inúmeras agressões verbais e até mesmo física”;* ponderou o Secretário Municipal de Relações Institucionais.
Mas com a medida pretendida pela Secretaria comandada por Thiago Santos;* seria possível entregar essas novas casas totalmente com muros em seu redor;* o que não aconteceu nunca na história política da cidade. Isso porque todos os núcleos habitacionais existentes em Tupã foram entregues sem muros;* o que causa grandes transtornos aos mutuários.
A maioria desses novos mutuários;* em razão das dificuldades financeiras;* não conseguem verba própria para realizar a edificação do seu muro em um curto espaço de tempo;* fazendo com que isso somente seja feito com o passar de vários anos e através de parceria com vizinhos do próprio loteamento habitacional e;* algumas das vezes somente viabilizando isso com a ajuda financeira de familiares e amigos ou com a participação de ajuda externa de entidades assistenciais;* como por exemplo a Pastoral da Moradia;* dentre tantas outras”;* ressaltou Marcelo “Bola” Gomes;* o qual ocupa também o cargo de membro efetivo do Conselho Municipal da Habitação em nossa cidade.
O vice- prefeito Thiago Santos explicou que a principal missão da Agência Paulista de Habitação Social é ampliar a oferta de moradias e a captação de recursos. E uma das formas de se operacionalizar essa missão é através de um programa intitulado como “Casa Paulista”;* o qual prevê a celebração de parceria com o governo federal. Portanto;* a integração entre os programas federais e estaduais é um dos principais focos de ação da Casa Paulista. A proposta é complementar os recursos de investimento e subsídios necessários para a produção de moradias de qualidade nos municípios paulistas com grande demanda habitacional.
“Fomos muito bem recebidos pelo presidente da CDHU;* o qual nos adiantou que será possível sim realizarmos futuramente essa parceria;* a qual somente poderá ser concretizada após um aval inicial da Caixa Federal no empreendimento que viabiliza recursos federais junto ao Ministério das Cidades;* via recursos FAR;* o qual ainda está prestes a formalizar todos os trâmites burocráticos necessários para oficializar a assinatura deste convênio”;* enalteceu Thiago Santos.
LOTES URBANIZADOS
Thiago Santos recebeu ainda a informação do presidente da CDHU de que a Casa Paulista estimula a execução de infraestrutura e a construção de moradias em lotes regularizados e inseridos na malha urbana. As operações são desenvolvidas em articulação entre Estado;* agentes financeiros;* prefeituras;* proprietários de lotes;* entidades organizadoras;* empresas do setor da construção civil e entidades de assistência técnica. Os beneficiários têm acesso a subsídios da Casa Paulista para elevar a capacidade financeira na construção do imóvel;* além de assistência técnica especializada.
“Iremos tentar também viabilizar a construção de moradias populares aos servidores públicos de baixa renda e;* conforme orientações iniciais obtidas junto à CDHU;* isso poderá ser feito tanto para beneficiar os funcionários do governo do Estado como também os servidores da Prefeitura” finalizou Thiago Santos;* aproveitando a oportunidade para;* em parceria com Marcelo “Bola” Gomes agradecer a oportunidade que o prefeito Manoel Gaspar concedeu nessa missão à capital paulista aos membros da Secretaria de Relações Institucionais. “Sem a necessária e imprescindível permissão política de Gaspar;* o qual sempre nos transmitiu muita confiança e sinceridade;* nada disso seria possível. Portanto;* temos muito que agradecer as suas valiosas orientações e conselhos;* sem as quais não estaríamos aptos a iniciar e a fazer prosperar essa tão almejada parceria que somente trará benefícios diretos à nossa cidade”;* finalizou Thiago Santos.
".
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.