Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Ações combinadas e desencadeadas pela Prefeitura garantem queda acentuada no número de casos nos três primeiros meses de 2025
No início do ano, quando os índices de transmissão de arboviroses colocavam a população de Tupã em situação de alerta, a Prefeitura lançou a Campanha Tupã mais Limpa, que tinha como objetivo mobilizar toda estrutura do governo e mobilizar a população na luta contra o Aedes aegypti, transmissor de dengue e chikungunya.
Com a realização de trabalhos simultâneos, que incluíam a limpeza de áreas públicas e privadas, busca ativa por criadouros, nebulização casa a casa e pulverização de inseticida botânico no período noturno, somadas a medidas mais radicais, como a limpeza de casas e terrenos particulares fechados e o recolhimento de veículos abandonados, a Prefeitura conseguiu sucesso nesta tarefa.
Para se ter uma ideia do volume de trabalho realizado pela Secretaria de Saúde neste período, em fevereiro, foi quebrado um recorde histórico no trabalho de combate às arboviroses, com 6131 imóveis nebulizados, média de 400 por dia. Este índice foi o maior já registrado desde que o serviço foi municipalizado, em 1991.
Entre o trabalho realizado sistematicamente, outra ação foi marcante, desta vez em março, quando uma força tarefa mobilizou 82 servidores de vários setores e desencadeou uma ação maciça contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e chikungunya. “Estas doenças trazem grande preocupação, mas, graças ao empenho dos servidores e a colaboração da população, estamos conseguindo mantê-las sob controle”, celebrou o prefeito Renan Pontelli.
Com esta combinação de iniciativas, Tupã registrou uma sequência considerável de quedas no total de casos de chikungunya: em janeiro foram registradas 1312 ocorrências, número que caiu para 764 em fevereiro e chegou a 246 em março.
No caso da dengue, a redução também foi significativa: 468 ocorrências em janeiro, 320 em fevereiro e 243 em março. “Ainda que os números estejam caindo, é preciso que a população se mantenha atenta e continue com os cuidados”, convocou o prefeito.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 113,34
.
.