Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Alunos de duas escolas municipais participam da Olimpíada de Robótica
Prefeito recepcionou 32 alunos;* pais e professores das Emefs João Geraldo Iori e Mário Covas
Neste sábado;* dia 14;* trinta e dois jovens alunos e alunas das escolas municipais João Geraldo Iori e Governador Mário Covas;* acompanhados de seus professores;* estarão na USP da cidade de São Carlos;* representando a cidade de Tupã;* na etapa Regional da Olimpíada Nacional de Robótica. Na manhã desta quinta feira;* alunos;* pais e professores;* foram recepcionados pelo prefeito Manoel Gaspar;* secretário de educação professor Dr Marcos Leite;* a coordenadora pedagógica da secretaria;* professora Dra Luciana Leal e o professor Ângelo;* coordenador do curso de robótica.
Durante o encontro;* os alunos receberam palavras de incentivo;* fizeram demonstrações do aprendizado adquirido e falaram de suas expectativas para a viagem e a participação no evento;* que estará selecionando alunos para participar de novas etapas. “Quero parabenizar cada aluno;* cada pai e professor pelo empenho. Espero que todos representem bem nossa cidade neste dia que ficará na memória de cada um de nós como uma data especial”;* disse o prefeito Manoel Gaspar.
O professor Marcos Leite;* falou que as novas tecnologias de ensino pedem hoje aprimoramento e busca por uma educação em que a tecnologia faça parte de todas as etapas. “quando estudei;* as tecnologias eram outras;* hoje o conhecimento de robótica;* de computação e tudo que diz respeito as novas tecnologias devem estar inseridos em sala de aula cada vez mais cedo e foi isto que nós procuramos fazer com esta iniciativa”;* disse o secretário.
As professoras Ângela Campos;* Fátima e Marcimiliana falaram em nome dos educadores e a mãe Karina Martins de Souza;* que tem um filho de 10 anos que estará participando do evento também falou sobre os benefícios da robótica na formação de seu filho. “O Pedro chega em cada mais animado;* conta o que aprendeu em sala de aula;* tem vontade de voltar a estudar e pesquisa sobre o que aprendeu”;* disse.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica para estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas;* identificar jovens talentosos;* e promover debates e atualizações no ensino brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público que possui aulas de robótica em sua escola. Ela ocorre anualmente (tradicionalmente no segundo semestre);* destinando-se a todos os alunos do território nacional;* sejam eles de escolas públicas ou privadas;* do ensino fundamental;* médio ou técnico;* e é uma iniciativa pública;* gratuita e sem fins lucrativos.
O coordenador do Projeto Robótica Pedagógica;* Ângelo Jorge;* disse que a robótica nas escolas está colhendo seus primeiros frutos. “Nós já temos conhecimento de que os alunos que participam do Projeto melhoraram suas notas de matemática. Os professores relatam que houve melhora nítida no aprendizado”.
Ângelo Jorge explicou que os professores que desenvolvem o projeto em sala de aula participam de aulas de formação continuada. “Todas as quartas-feiras;* durante os HTPCs;* os professores esclarecem dúvidas surgidas durante as aulas nas escolas”. O objetivo da formação é o de desenvolver as atividades de robótica com foco no EMAI. O coordenador ressaltou que o Projeto Robótica Pedagógica é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Tupã em parceria com a empresa PETE – Educação com Tecnologia.
Segundo a professora Luciana Leal;* com técnicas inovadoras e interessantes;* as aulas de robótica nas escolas municipais de Tupã estão sendo um sucesso entre os alunos dos quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. “ O Projeto Robótica Pedagógica teve início em 2013 e está despertando o interesse dos alunos pelo seu conteúdo didático pedagógico voltado às atividades do Projeto Educação Matemática nos anos iniciais (EMAI)”;* disse a professora.
COMO FUNCIONA
A Olimpíada Brasileira de Robótica estabelece anualmente uma tarefa;* e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). Os alunos devem compor grupos de no máximo 4 alunos;* e os membros de um grupo devem pertencer necessariamente a um mesmo nível. Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição). A modalidade é dividida em duas fases: uma estadual (1a fase) e uma nacional (2a fase;* ou fase final).
A primeira fase deve ser realizada na escola-sede da modalidade prática do estado do aluno (as escolas-sede serão escolhidas pela OBR dentre entre as escolas participantes que se candidatarem a tal). A segunda fase (fase final) será disputada pelos melhores alunos de cada estado e será realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR) para universidades e outros eventos correlatos. A cada ano a CBR é realizada em uma cidade diferente. A Modalidade Prática possui dois níveis distintos: Nível 1: voltada aos alunos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC ou equivalente; e Nível 2: voltada aos alunos do ensino médio;* técnico (ou equivalente);* incluindo alunos matriculados em cursinho pré vestibular (em Instituição de Ensino) que não estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso de terceiro grau.
Como forma de premiação;* a Olimpíada Brasileira de Robótica distribui medalhas e certificados;* alem de distribuir outros tipos de prêmios. Além disso;* concede aos vencedores nacionais da fase final da OBR 02 (duas) vagas para participação na RoboCup Junior;* competição mundial de robótica da RoboCup Federation;* na qualidade de membros da Seleção Brasileira de Robótica (SBR).
As competições da RoboCup são realizadas em um país diferente a cada ano;* tais como: China (2008);* Áustria (2009);* Cingapura (2010) e Turquia (2011). A OBR historicamente apoia financeiramente dois alunos com as passagens nesta viagem. A forma e a extensão do apoio;* no entanto;* dependerão dos recursos da OBR no ano em questão e/ou de produtos ou serviços ofertados pelos patrocinadores da OBR no ano em questão”.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.