Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
PONTOS DE DESCARTE DE RESÍDUOS NO MUNICÍPIO DE TUPÃ
Aterro Sanitário - Vicinal São Gonçalo - destinado a resíduos orgânicos ou materiais inúteis sem algum tipo de risco ou contaminação. De Seg. a Dom. 24h por dia
Aterro do Piva - Estrada do Picadão (de fronte ao Recinto da Exapit) - destinado a madeira, galhos e folhas.
De Seg. a Sáb. das 7h00 às 18h00
Usina de triagem de Resíduos da Construção Civil - Vicinal São Gonçalo (ao lado do aterro sanitário) - destinado a resíduos da construção civil. De Seg. a Sex. das 7h00 às 18h00 e aos Sáb. das 7h00 às 12h00
Cooperativa de Reciclagem - Vicinal São Gonçalo - destinada a resíduos recicláveis. De Seg. a Sex. das 7h00 às 18h00
Eco Ponto - Rua Francisco Budaibes, 101 (na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - descarte de pneus velhos.
De Seg. a Sex. das 7h00 às 18h00
BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA E DA COLETA DE RESÍDUO ORGÂNICO NOS MUNICÍPIOS:
Diminuição da poluição do solo, água e ar;
Diminuição do risco de contaminação por contato com o lixo, doenças, e de insetos atraídos por ele;
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
Reduz a extração e recursos naturais necessários
para a produção de materiais novos;
Previne contra enchentes;
Melhora a limpeza e higiene da cidade;
Geração de emprego;
Diminuem os custos de produção, com o
aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
MALEFÍCIOS DO LIXO:
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atraem baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose;
Chorume: é um líquido mal-cheiroso e nojento que o lixo acumulado produz quando vai se decompondo. O chorume é dez vezes mais poluente que o esgoto. Isso porque, além de conter matéria orgânica apodrecida, ele tem substâncias químicas e metais muito tóxicos. O chorume contamina o solo e pode chegar aos lençóis freáticos (espécies de rios subterrâneos que existem por toda a Terra e que jogam sua água nos mares, lagos, mangues e rios). Quanto mais o chorume se espalha, mais vai poluindo.
Poluição do ar: o lixo – queimado ou não, produz gases que fazem mal à saúde dos seres vivos e do planeta, como o gás metano e o gás sulfídrico. Esses gases poluem o ar e podem causar doenças respiratórias. O lixo queimado produz gás carbônico, um gás que é tóxico se estiver em grandes quantidades. Se a gente se lembrar que o ar do planeta já está cheio de gás carbônico por causa dos carros e das fábricas.
Inundações: garrafas de PET, sacos plásticos e outros lixos são levados pelas águas numa chuva forte. Eles acabam entupindo bueiros e até impedindo os rios de correrem por seus leitos. Isso causa inundações terríveis. A água suja das inundações estraga as casas das pessoas, mata animais domésticos e causa mais doenças na população
No município de Tupã é muito comum o descarte de lixo em lotes baldios, estradas rurais e vicinais, porém se identificado o infrator, será autuado.
Lei n° 4.689, de 15 de abril de 2014
Decorrente da grande quantidade de resíduos encontrados nas estradas rurais e terrenos baldios do município a Prefeitura da Estância Turística de Tupã criou a Lei n° 4.689, de 15 de abril de 2014, que proíbe o despejo ou depósito de lixo ou entulho nos locais citados acima.
Art. 1° É proibido o despejo ou depósito, por qualquer meio ou motivo, de lixo ou entulho nas estradas vicinais, estradas municipais e terrenos baldios no Município, a fim de preservar o meio ambiente e a higiene pública.
Art. 2° As transgressões às normas previstas nesta Lei geram ao infrator as seguintes penalidades:
II - Multa de 15 (quinze) UFMs (1UFM - Unidade Fiscal do Município;
Parágrafo único: A fiscalização e autuação no caso do descumprimento da presente lei será da competência da Secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que destinará, no mínimo, 01 (um) servidor público municipal para atuar como fiscal para o cumprimento da presente Lei.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.