Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Orquestra Municipal de Tupã completa 67 anos em julho
Em 1947 nasce primeira formação da Orquestra Municipal, intitulada “Banda Musical Municipal”. Um projeto simples, porém ambicioso para aquele período. A iniciativa de se ter um grupo musical na cidade foi de João Messas e Américo Scandiuzi apoiados pelo, então, prefeito Luiz de Souza Leão, fundador de Tupã .
Leão contratou o maestro Júlio de Castro, juntamente com seus sete filhos, todos músicos, e alguns outros de Tupã e da cidade de Iacri. Foram, de início, 18 integrantes da orquestra, cujo objetivo era alegrar as domingueiras na Praça da Bandeira.
Desde sua criação muita coisa mudou na Orquestra começando pelo nome, que deixou de ser “Banda Musical Municipal” passando a ser, em dias atuais, “Orquestra Júlio de Castro”. Uma homenagem ao primeiro maestro. Além, do nome a quantidade de músicos também mudou, houve um acréscimo no corpo musical, tanto de integrantes, quanto na variação de instrumentos. No próximo dia 10 de julho a Orquestra completará 67 anos, sob a batuta do maestro Anderson Amorim, na função desde abril do ano passado. “Somos apaixonados pela música. Ensaiamos uma vez por semana, todos juntos, mas em casa todos estudam por mais de um, duas horas por dia. Isso é demonstrar amor pelo que fazemos” enfatiza.
A prefeitura da Estância Turística de Tupã por meio com a Secretaria de Cultura mantém o orquestra, através de incentivos e subsídios aos músicos. “Poder contar com estes grandes profissionais é importante para o município. Sempre que há um grande evento, como recentemente, a formatura do PROERD, sabemos que a presença da nossa Orquestra Municipal é certa”, comenta o prefeito Manoel Gaspar. O Secretário da Cultura, Charles dos Passos, completa comentando que a história da cidade se mistura com a história da orquestra, pois ambas surgiram do desejo de um homem visionário como Luis de Souza Leão.
Os ensaios acontecem toda segunda-feira a partir da 20h no espaço José Anselmo Filho, “Zé Pretinho”, na Praça da Bandeira.
.
.
.
R$ 2,00
.
R$ 108,54
.
.