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Prefeitos da região se reúnem nesta sexta em Tupã para definir primeiros cursos do Instituto Federal
Prefeitos e secretários municipais de educação de pelo menos 10 cidades da região estarão reunidos em Tupã na manhã desta sexta feira;* para iniciar as discussões sobre quais cursos devem ser implementados em Tupã;* através do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Tupã;* Alta Paulista e Região;* que começa a funcionar a partir deste segundo semestre.
Inicialmente;* os prefeitos e secretários estarão decidindo quais são os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego;* o Pronatec;* que já começam a partir de agosto;* como marco inicial desta conquista;* ao mesmo tempo em que se define a estrutura que será montada em Tupã e a implantação da área administrativa;* com a contratação de funcionários e professores.
Segundo o prefeito Manoel Gaspar;* que no último sábado recebeu o deputado federal Arlindo Chinaglia para a confirmação oficial de que Tupã e região terão o Instituto Federal implantado;* a reunião pretende ouvir as sugestões de cada cidade com relação aos cursos mais importantes e necessários para atender a demanda;* e depois decidir um pacote de solicitações de implantações de cursos que serão enviados ao MEC;* para que possam ser autorizados e iniciados o quanto antes.
A reunião acontece na sede da secretaria de educação;* na Avenida dos Universitários;* local que será utilizado para implantação dos cursos;* de acordo com a criação da estrutura e implementação dos cursos. “Nós estaremos desocupando a estrutura conforme a necessidade e deixando o espaço para que os cursos sejam implementados. Estaremos nos adaptando e preparando novas estruturas para o que hoje temos aqui;* sem prejudicar a qualidade ou os projetos que mantemos neste prédio”;* disse o secretário de educação;* professor doutor Marcos Leite.
Com relação a quantidade de cursos que serão implementados neste segundo semestre;* através do Pronatec;* também dependerá da autorização do MEC;* que receberá o pedido oficial em nome das prefeituras e decidirá. “São mais de 650 opções de cursos que vão de 160 até 400 horas;* dependendo da opção escolhida. Vamos colocar tudo isto em discussão;* e ai nós teremos um mapa da necessidade regional e da possível demanda que teremos”;* disse o secretário de educação.
CURSOS
Durante o processo de implantação do Instituto de Educação em Tupã;* serão ofertados vários cursos;* através das modalidades ofertadas;* que são Proeja FIC;* Proeja;* Técnicos;* Superior e Pós Graduação. Cada uma destas modalidades tem um objetivo específico de formação e busca atender a demanda por formação da região onde estará inserida.
O Proeja Fic é o Programa Nacional de Integração da educação profissional com a educação básica;* na modalidade de Jovens e Adultos;* que tem por objetivo oferecer educação profissional a jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino fundamental na idade regular. O programa prevê que os cursos tenham carga horária mínima de 1400 horas;* sendo 1200 para formação geral;* equivalente ao ensino fundamental;* e 200 para a qualificação profissional.
O Proeja é o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos. Este programa possibilita;* em uma única matrícula;* reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. A idade mínima para ingressar nos cursos do Proeja é de 18 anos e não há limite máximo de idade. O curso tem duração de três anos e permite ao formando prosseguir os estudos em nível superior;* assim como exercer atividades profissionais técnicas.
Os cursos técnicos são na modalidade de curso técnico integrado ao ensino médio e possibilita em uma única matrícula reunir os conhecimentos do ensino médio às competências da educação profissional. Ao concluir esse curso;* o estudante receberá certificado de conclusão do ensino médio e diploma de técnico.
Os cursos superiores são de tecnologia;* licenciaturas e engenharias. Os cursos superiores de tecnologia formam profissionais e especialistas em nível superior que recebem formação direcionada para atender os segmentos atuais e emergentes em atividades industriais e prestação de serviços;* tendo em vista a constante evolução tecnológica. Estes cursos são desenvolvidos;* em media;* com três anos de duração e o estudante concluinte recebe o diploma de Tecnólogo;* com possibilidade do registro profissional no respectivo Conselho de Classe;* bem como o prosseguimento de estudos em curso de Pós-Graduação.
Cursos de Formação de Professores;* as licenciaturas;* destinam-se a preparar professores que pretendem dedicar-se ao magistério na Educação Básica. Está estruturado em 08 (oito) semestres;* incluindo práticas de ensino;* atividades curriculares;* acadêmicas e culturais e estágio de ensino;* totalizando uma carga horária de 3000 (três) mil horas.
As Engenharias formam profissionais;* bacharéis na área de Ciências Exatas;* para atuarem tanto no setor produtivo quanto no setor de pesquisa e desenvolvimento. Sua estruturação contempla o perfil curricular exigido pelas Diretrizes Curriculares dos cursos de engenharia;* instituídas pelo Conselho Nacional de Educação
Na Pós-graduação os cursos estão voltados para as expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional;* com caráter de educação continuada. Geralmente;* os cursos de pós-graduação lato sensu têm um formato semelhante ao dos cursos tradicionais;* com aulas;* seminários e conferência;* ao lado de trabalhos de pesquisa sobre os temas pertinentes ao curso. Os cursos de pós-graduação possuem duração mínima de 360 horas.
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R$ 2,00
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R$ 108,54
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