.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Segunda-feira, 21 de Julho de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Capoeiristas da APAE emocionam público ao se apresentar no “Rasteira na fome”

Capoeiristas da APAE emocionam público ao se apresentar no “Rasteira na fome”


Em um evento cheio de grandes momentos e mestres renomados quem roubou a cena foi “Grupo de capoeira da APAE”

O grupo de capoeira “Resistência Cultural” promoveu no último sábado;* 19;* o evento cultural “Rasteira na fome”;* com apoio da prefeitura da Estância Turística de Tupã;* por meio da Secretaria da Cultura;* um dos maiores eventos destinado a esta arte.

O evento recebeu subsídio do Proac (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo). O programa “Tupã mais cultura” é um projeto que faz parte da Secretaria da Cultura;* cujo fim é assessor o interessado a pleitear verba junto ao Proac. Para “Rasteira na fome”;* a secretaria disponibilizou um funcionário para orientação e desenvolvimento do projeto;* resultando na aprovação e a liberação de 40 mil para o evento.

O grupo “Resistência Cultural”;* formado por cidadãos tupãenses;* orienta cerca de 150 crianças e adolescentes entre Tupã e região. Através da capoeira os integrantes buscam resgatar a valorização pessoal;* auto-estima e a cidadania;* trazendo conscientização ao praticante;* do grupo;* a importância de abandonar velhas práticas voltadas para o entretenimento eletrônico (videogame;* TV;* computadores e celulares) e focar no desenvolvimento interpessoal.

O grupo mantém um projeto na APAE com resultados positivos no desenvolvimento dos alunos. “Ter um grupo de capoeira em nossa instituição é um presente de Deus;* nossos alunos ficam ansiosos quando chega o dia deles virem. Os resultados foram surpreendente;* alunos que mal se mexiam;* ou viviam de forma apática;* ganharam novos brilhos nos olhos. É um trabalho lindo e efetivo de inclusão social”;* comenta a assistente social Vandressa de Giulli. “Vê-los assim me emociona”;* finaliza.

Um dos idealizadores do “Rasteira na fome” foi capoeirista Eduardo Guilhen Calvo que buscou informações junto a Secretaria da Cultura para entender o “Tupã mais cultura”. “Foi o primeiro evento;* desse porte;* que aconteceu na cidade de Tupã;* e seus resultados positivos faz com que se comece a planejar um para o próximo ano;* ou quem sabe tornar esse evento anual”;* comenta;* satisfeito. “Saber que nossa ajuda resultou nesse evento grandioso é muito importante para nós. Vemos que temos feito o melhor para o cidadão;* isso nos faz entender nossa função social no governo municipal”;* reflete Charles dos Passos;* secretário da Cultura.

Embora;* o evento tenha sido um sucesso de público e as atividades conquistaram os presentes;* o preconceito com esta arte;* ainda;* é latente. “Infelizmente a capoeira trás em sua realidade um mancha de preconceito. Eventos como este faz com que nossa visão de arte;* de responsabilidade social e desenvolvimento do cidadão longe das drogas e vícios em geral;* passe a ser entendida para o cidadão comum. Capoeira é arte;* é fazer o melhor para si e para o próximo. Somos resistentes e valorizamos nossa raiz e nossa cultura”;* comenta o mestre Hukinho.

Durante o evento houve apresentação de música afro;* workshops com certificados;* o batismo do mestre Huquinho;* rodas de capoeira livres e inclusivas;* além da apresentação do professor Pardal;* Mestre Gibbi e do mestre King. O público pode contar com praça de alimentação;* exposição de produtos afro;* além de um suporte de segurança particular e da PM.

A entrada era um quilo de alimento;* que será;* ainda;* definida para qual instituição receberá essa ajuda do grupo “Resistência Cultural.

309 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.