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Planejamento e Infraestrutura - Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014

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Escola inclusiva realiza adaptação de atividade para aluno surdo

Escola inclusiva realiza adaptação de atividade para aluno surdo


O projeto “Confabulando com Fábulas”;* realizado no 4º ano B;* da EMEIEF Governador Mário Covas;* com os objetivos de que os alunos se apropriem dos recursos linguísticos próprios do gênero fábula;* que consigam adquirir o uso de estratégias de leitura;* para construir sentidos sobre as fábulas lidas e que façam uso de procedimentos de produção de texto;* foi um sucesso.

Em cada fábula lida ou trabalhada em sala;* o aluno surdo teve o acompanhamento da professora intérprete;* Roselene Peretti Castilho;* que se utilizava da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e de recursos visuais.

As atividades foram construídas;* focando o caráter estético e interpretativo do gênero;* priorizando a observação e análise dos recursos linguísticos na construção do discurso da fábula.

O projeto foi organizado;* obedecendo as seguintes etapas: apresentação do projeto; leitura e interpretação; reescrita e revisão (coletivas); leitura e comparação de fábulas; reescrita e revisão (duplas); finalização (organização do livro de fábulas).

Segundo a professora da sala;* Márcia Canhamero Lombardi;* o grupo ficou muito comprometido com o projeto;* “houve muita participação;* principalmente quando se trabalhou em dupla e no coletivo”. Quanto aos procedimentos de produção de texto;* foi visível a melhora da capacidade de escrita e revisão;* “já que revisamos em dupla e coletivamente todas as fábulas do livro”.

Para a equipe gestora da escola;* houve o crescimento e progresso dos alunos nos procedimentos que envolvem competência leitora. Percebeu-se claramente o envolvimento dos alunos nas discussões sobre interpretação do texto e comparações das versões.

Para a professora da sala e para a professora intérprete ficou muito claro o envolvimento e a compreensão do aluno surdo nas fábulas trabalhadas. Toda sala participava da leitura;* por meio do uso da LIBRAS;* realizada pela professora intérprete. Isto fez com que todos os alunos da sala entendessem melhor o texto.

O produto final do projeto foi um livro de fábulas escrito e revisado pelos alunos e o evento de lançamento do mesmo.

A equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação parabeniza o trabalho desenvolvido pela EMEIEF Governador Mario Covas;* pois compartilha da ideia de que uma escola inclusiva é aquela que conhece cada aluno;* respeita suas potencialidades e necessidades;* e a elas responde;* com qualidade pedagógica.

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