.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta das 7h30 às 17h - 0800-773-1600

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Educação - Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos das escolas da rede Pública são os que mais visitam o Museu Janis Erdbergs

Alunos das escolas da rede Pública são os que mais visitam o Museu Janis Erdbergs


Escolas de toda a região buscam, frequentemente, o agendamento para visitação monitorada ao museu Janis Erdbergs. Isso acontece devida a localidade privilegiada do distrito e o valor histórico oferecido pelo lugar.

Varpa, assim como o museu, oferecem uma viagem ao tempo, o distrito é rico tanto na arquitetura quanto nas histórias dos imigrantes, facilmente percebido por todos os lados. Com um estilo rústico e acolhedor, o museu, até os dias de hoje, encanta toda a população local e os visitantes de todas as idades.

O idealizador do museu, Janis Erdbergs, quis contribuir para o desenvolvimento e marco histórico do distrito com idéia de reunir um amplo acervo fotográfico, que registrasse a vinda dos imigrantes da Letônia para a região da Alta Paulista e o nascimento do Distrito de Varpa.
Mantido pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a visitação ao museu é constante e crescente, recebendo muitos visitantes independente de uma época específica. “A grande procura para nosso museu, ainda, tem sido as escolas públicas, que frequentemente agendam visitações monitoras para poderem desfrutar da rica história desses imigrantes”, comenta o secretário da Cultura, Charles dos Passos.

O museu de Varpa, normalmente, funciona de terça-feira a domingo, das 12 às 18 horas com registro, de visitantes estrangeiros que vêem a região a procura de conhecer um pouco mais sobre a cultura dos imigrantes “letos”. “Varpa é conhecida internacionalmente, pois recebemos neste ano visitantes da Letônia, Japão, Cuba entre outros países. Todos se encantaram com a beleza e a riqueza cultural da história de nosso Distrito”, comenta Lúcia Nely Zalit Bukolts, responsável pelo museu, e descendente letã.

Acervo

Com um rico acervo, cheio de lembranças e história para contar, o museu é uma ótima oportunidade de desfrutar de um local agradável e com informações interessantes e muitas curiosidades do povo leto.

“Nosso acervo do Museu de Varpa é muito disputado, já houve ocasião de ser solicitado pelo ex cônsul da Letônia, João Grimberg, para ser enviado a cidade de Nova Odessa peças que enriqueceriam o acervo já existente no museu dos Imigrantes daquele município, e outra ocasião, a atual consulesa Liga Brige solicitou todo o acervo fotográfico do “Janis” para ser enviado à Letônia, mostrando naquele país a riqueza do distrito e dos detalhes culturais e artísticos preservados pelos imigrantes em nosso pequeno, porém rico distrito”, disse o secretário da Cultura, Charles dos Passos.


303 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
ONIBUS - 2024

R$ 2,00

.
UFM - 2024

R$ 108,54

.
.

Prefeitura da Estância Turística de Tupã - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.