Assistência Social está realizando pré-conferências nos bairros
Assistência Social está realizando pré-conferências nos bairros
8ª Conferência;* votação das propostas e escolha dos delegados acontece dias 25 e 26 de julho
A Secretaria Municipal de Assistência Social;* em parceria com o COMAS;* que é o Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta e sexta feira;* duas pré-conferências em bairros da cidade;* visando a realização da VIII Conferência Municipal de Assistência Social;* que acontecerá no mês de julho.
A primeira pré-conferência;* na quinta feira;* dia 20;* foi realizada no anfiteatro da FEPASA;* onde funciona o Projeto de Segundo Turno. Neste encontro;* foram debatidos seis eixos temáticos;* com profissionais de assistência social;* saúde;* educação e representantes da comunidade;* através das associações de bairros e população presente. A reunião buscou a participação maior dos moradores da zona sul de Tupã;* juntamente com os profissionais das equipes de referência do CRAS e do CREAS;* com profissionais das entidades socioassistenciais;* profissionais da assistência social e os usuários do sistema.
A abertura oficial do pré-conferência foi feita pela Secretária Isaura Gaspar;* gestora municipal de assistência social e os trabalhos foram conduzidos pela professora Dra. Eliana Albonette Fróes;* especialista no assunto;* que falou inicialmente sobre questões sociais do Brasil;* discorreu sobre os principais desafios e conquistas da população nos últimos anos e novos desafios que devem ser enfrentados pelos gestores públicos e população.
Isaura abriu as pré-conferências pedindo a participação da população;* o debate de ideias e a busca conjunta de soluções para os principais problemas do setor. “Quero agradecer a presença de cada morador de Tupã que deixou sua casa e os compromissos familiares para discutir questões tão importantes e de interesse geral da população. Vamos trabalhar para que a Conferência seja a instancia máxima dos debates;* apresentação de propostas e engajamento social de todos os moradores de Tuã”;* disse Isaura;* abrindo oficialmente as pré-conferências.
Também foram realizadas salas temáticas para discussão de seis temas específicos; ciclo orçamentário e financiamento obrigatório da assistência social; gestão do trabalho; gestão do sistema único de assistência social (SUAS); gestão de serviços;* programas e projetos; gestão dos benefícios o sistema único de assistência social; e regionalização.
A segunda pré-conferência aconteceu na noite de sexta feira;* dia 21;* na Escola Municipal João Geraldo Iori e abrangeu a região leste da cidade;* também com a presença dos integrantes dos segmentos sociais e sociais que estiveram na noite anterior. Neste encontro também se discutiram os seis eixos temáticos relacionados ao financiamento do trabalho social desenvolvido no município.
No início das atividades foi composta uma mesa de trabalhos;* conduzida pela secretária Isaura Gaspar;* que contou com a presença da palestrante;* Dra. Eliana;* a presidente do COMAS;* Luciene Duarte Jorge;* o presidente da Comissão Organizadora da VIII Conferência;*Róbson Luis da Silva Martins;* a vereadora Telma Tulim;* representando a Câmara Municipal;*Márcio Lira;* gestor do Bolsa Família e CadÚnico;* representando a secretaria municipal de saúde;* Ana Carolina Pires;* representando a secretaria municipal de educação e Maria Aparecida dos Santos;* que representou todos os usuários do sistema de assistência social de Tupã.
Os integrantes da Comissão Organizadora da VIII Conferência também participaram do encontro. Alem do presidente;* Robson Luis e a vice Luciene Duarte;* integram a comissão Gislaine Rodrigues Treviso;* Regina de Fátima Zandovani Piva;* Marta Bolzani;* Ana Claudia Lavagnini da Costa;* Altamira Regina Rosa de Souza;* Maria Helena Mozena e Gabriela Reio.
Também fizeram parte das discussões desta pré-conferência o presidente da Associação de Moradores Abiap;* José Rodrigues;* e vários integrantes da associação;* a diretora do departamento de atenção à mulher;* Thaís Miralas;* diretores e coordenadores das secretarias envolvidas e a população da região que participou da palestra e depois das salas temáticas para discussões.
Isaura Gaspar lembrou que após estas pré-conferências;* os trabalhos se voltam agora para a realização da VIII Conferência;* que acontecerá nos dias 25 e 26 de julho;* com local ainda a ser definido. “Tivemos bons encontros e discussões durante as duas pré-conferências e vamos agora preparar a conferência;* que pretendemos contar com a participação efetiva de toda população de Tupã;* discutindo e apresentando propostas e soluções conjuntas para melhorarmos o trabalho social que desenvolvemos em Tupã”;* finalizou a secretária.
Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.
O PROBLEMA
Muitas pessoas no Brasil ficam à margem da informação por dificuldades de visão ou leitura. Entenda o tamanho do público que sua entidade atinge:
13% DOS BRASILEIROS SÃO IDOSOS
Pessoas acima de 60 anos tendem a ter dificuldade de consumir informação escrita na internet.
19% TÊM ALGUMA DEFICIÊNCIA VISUAL
Tais como cegueira, visão subnormal ou dificuldade permanente de enxergar, ainda que usando óculos ou lentes.
25% SÃO SEMI-ANALFABETOS
1 a cada 4 brasileiros são analfabetos ou analfabetos funcionais (aqueles que têm dificuldades para interpretar um texto).
30% APRESENTA VISTA CANSADA
A presbiopia causa desinteresse pela leitura, principalmente em telas de celulares e computadores.